Publicidade

Façam-no! Subaru WRX Project Midnight é o regresso perfeito do STi

Texto: Francisco Cruz
Data: 11 de Julho, 2024

Desaparecido, também do mercado nacional, há mais de uma década, a Subaru acaba de dar a conhecer aquele que, em nossa opinião, seria o protagonista perfeito num muito desejado regresso do Impreza WRX STi. Com o nome de Project Midnight, a nós, só têm de nos dizer onde assinar, manifestando o apoio para a sua comercialização!

Apresentado – pelo menos para já… – como uma “mera” criação especial, sem quaisquer propósitos de comercialização futura, o Subaru WRX Project Midnight começa por ser descrito como um spin-off do Airslayer Gymkhana, conduzido pelo entretanto desaparecido Ken Block, na edição de 2020 do popular evento de condução Gymkhana.

Subaru WRX Project Midnight
Subaru WRX Project Midnight

Anunciando, logo à partida, uma potência na ordem dos 680 cv, retirados de um quatro cilindros 2,0 litros capaz de atingir as 9.500 rpm, oferecendo igualmente um binário máximo de 920 Nm. Tudo isto, enviado para as quatro rodas de 18”, revestidas a pneus Yokohama “extra large”.

LEIA TAMBÉM
Com Europa a sonhar com o WRX STI. Subaru mostra em Tóquio o STI… elétrico

Ao mesmo tempo e embora derivado do Airslayer, este Project Midnight consegue ser cerca de 136 kg mais leve que o antecessor, assim como 454 kg mais leve que o WRX standard.  

“A Subaru Motorsport USA e a equipa da Vermont SportsCar conceberam uma fera absoluta. Em termos de condução, o carro tem claramente raízes no rallycross, embora os pneus mais largos, com traçado e geometria específicos, contribuem para proporcionar uma sensação única e aderência incrível”, afirma o piloto Scott Reed, encarregue de conduzir esta máquina em Goodwood.

Subaru WRX Project Midnight

De resto e ainda segundo Reed, trata-se da “máquina de condução definitiva: meio RX, meio carro de corrida – uma verdadeira alegria na condução”.

Infelizmente para o comum dos mortais… e potencial cliente, a Subaru não tem, hoje em dia, nada de parecido, que possa oferecer a todos aqueles que procuram “a máquina de condução definitiva”. Motivo pelo qual parece-nos mais do que razoável fazer este pedido: produzam-no e comercializem-no… já! 

Até para que e face àquilo que é a sua oferta atual, a própria Subaru possa demonstrar que ainda não esqueceu como se elevam as emoções, no automóvel… 

O WRX Project Midnight, juntamente com outros "produtos" Subaru
O WRX Project Midnight, juntamente com outros “produtos” Subaru