Publicidade

Com Europa a sonhar com o WRX STI. Subaru mostra em Tóquio o STI… elétrico

Texto: Francisco Cruz
Data: 27 de Dezembro, 2021

Depois de um percurso de quase duas décadas na Europa, o Subaru WRX STI foi obrigado a retirar-se, devido à questão das emissões. Situação que, no entanto, poderá vir a ser ultrapassada, caso a marca japonesa decida a produzir o Concept elétrico que poderá vir a servir de base a uma nova geração STI e que se prepara para dar a conhecer, no próximo Tokyo Auto Show 2022.

Anunciado, para já, na forma de um teaser, que aqui reproduzimos, aquele que poderá vir muito bem a ser a futura berlina desportiva STI da Subaru, apresenta, no entanto e desde já, uma importante novidade: trata-se de um concept de propulsão elétrica!

Baptizado de STI E-RA Concept, este novo estudo fará a sua estreia absoluta já no próximo Salão Automóvel de Tóquio, cujas portas abrem no próximo dia 14 de janeiro de 2022. E na qual a marca desportiva japonesa tem previsto uma presença substancial.

O expositor da Subaru no Salão Automóvel de Tóquio de 2022
O expositor da Subaru no Salão Automóvel de Tóquio de 2022, do qual faz parte um STI elétrico

Começando, precisamente, pelo STI E-RA Concept, a Subaru descreve-o, em comunicado, como “um estudo de automóvel de competição para uma era neutra em carbono“, afirmação que deixa um pouco mais longe a possibilidade de vir a desfilar nas estradas do dia-a-dia, já que ideia aponta para um carro de competição.

LEIA TAMBÉM
Para quando em Portugal? Subaru apresenta nova geração WRX

No entanto e no mesmo comunicado, a marca nipónica também ressalva que este Concept estreará muitos elementos, nomeadamente, de design, que serão, no futuro, aplicados a modelos do dia-a-dia.  Como é o caso, por exemplo, dos faróis LED em forma de ‘C’ montados nos pára-lamas, o capot com duas entradas de ar, o emblema STI em vermelho e retroiluminado  ao centro e o pára-choques dianteiro com um proeminente divisor.

Quanto ao trem de força e embora a Subaru tenho optado por não levantar muito o véu, certo parece ser que o modelo será 100% elétrico.

Subaru STI E-RA Concept não será o único STI

Por outro lado e num claro esforço de reafirmação daquele que sempre foi o posicionamento desportivo do construtor, a Subaru promete, ainda, apresentar-se no Salão de Tóquio com três outros concepts STI. Neste caso, com base no WRX S4, na carrinha Levorg e no coupé desportivo BRZ.

O Subaru WRX ST Performance Concept
O Subaru WRX ST Performance Concept

Destes estudos, apenas um teve já direito a foto oficial divulgada, o WRX S4 STI Performance Concept, a qual mostra já o acréscimo de componentes adicionais, face àquela que é a versão mais radical do modelo, WRX S4 STI Sport R, à venda no Japão. Nomeadamente, um novo “lábio” frontal, saias laterais e extensões do pára-choques traseiro pintadas na cor rosa, capas dos retrovisores e emblema STI na mesma cor, além de um generoso spoiler traseiro em fibra de carbono.

De resto, também os pára-choques parecem ligeiramente redesenhados de forma a proporcionarem um visual mais desportivo, ao passo que, nas cavas das rodas, jantes negras, revestidas por pneus de alta desempenho, concluem uma série de novidades que só termina numa ponteira de escape com modulador desportivo.

O envolvimento da Subaru na competição tem contribuído para a projecção, quer da marca, quer da sigla STI
O envolvimento da Subaru na competição tem contribuído para a projecção, quer da marca, quer da sigla STI

Quanto à carrinha Levorg STI Concept, tem igualmente como base outro dos modelos que nunca chegou à Europa e, mais concretamente, a sua versão STI Sport R, já em comercialização no mercado japonês. Embora e neste caso, acrescida de alguns componentes aerodinâmicos adicionais em Vermelho Cereja, um modulador de som desportivo, além de mais alguns atributos destinado a melhorar a funcionalidade da carrinha de ambições desportivas.

Finalmente, o BRZ STI Performance Concept, acresce à versão BRZ S à venda no Japão alguns componentes de elevado desempenho, pintados, também eles, num Vermelho Cereja.