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Com boxer de 230 cv. Segunda geração do Subaru BRZ apresentada

Texto: Carlos Moura
Data: 19 de Novembro, 2020

A Subaru lançou a segunda geração do desportivo BRZ, com chassis mais rígido e motor boxer de 230 cv. Não será comercializado na Europa, ao contrário do seu irmão “gémeo”, o Toyota GR86.

Desenvolvido ao abrigo de uma parceria com a Toyota, a Subaru libertou informação acerca da nova geração BRZ. Entre as principais novidades introduzidas neste coupé desportivo destaque para um chassis melhorado, um novo motor aspirado, que permitem continuar a oferecer prestações de nível igual ou superior ao modelo que vem substituir.

Por baixo do capot encontra-se um motor boxer de quatro cilindros e 2,4 litros que desenvolve uma potência de 230 cv às 7000 rpm e um binário de 270 Nm às 3700 rpm, isto é, mais 15% do que no modelo atual.

O novo propulsor ajuda o Subaru BRZ a obter um centro de gravidade ainda mais baixo e pode ser associado a uma caixa manual de seis velocidades com um curso mais curto ou a uma transmissão automática com igual número de relações que incorpora um novo modo Sport para reduções mais rápidas de velocidade. O equipamento de série inclui ainda um diferencial autoblocante mecânico

Chassis com maior rigidez torsional

A Subaru reivindica que o novo BRZ é um dos carros desportivos 2+2 mais leves que se encontram em produção, presando em vazio 1315 kg. Isto deve-se à utilização de alumínio no tecto, no capot e nos pára-lamas dianteiros.

O chassis, por sua vez, foi reforçado e agora oferece mais 50% de rigidez torsional, graças a um novo sistema de apoios do chassis e de um sub-chassis.

O novo BRZ não faz concessões quanto ao conforto quotidiano e oferece uma área útil de carga para o transporte de uma bicicleta de montanha, tacos de golfe ou mesmo um conjunto de pneus e ferramentas para um dia em pista, bastando, para o efeito, rebater os bancos traseiros.

Interior moderno e digital

O habitáculo, por seu lado, recebe um novo tablier orientado para o condutor e com todos os dispositivos que se podem pedir. O painel de instrumentos passa a ser digital, com um novo ecrã tátil de sete polegadas que inclui um tacómetro na parte central e um conta-rotações na parte exterior.


À direita do tacómetro é possível configurar a informação que pode ser apresentada, incluindo a amperagem, a temperatura da água ou um monitor de aceleração g.

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Em comparação com o seu antecessor, o novo Subaru BRZ é mais comprido (30 mm) e a distância entre-eixos também aumentou 5 mm para 2575 mm. A largura é a mesma, mas a altura diminuiu 10 mm.

O Subaru BRZ não será lançado no mercado europeu devido às emissões médias da sua frota na Europa. Todavia, o seu irmão gémeo – o Toyota GR86 – será comercializado no Velho Continente, embora ainda não tenha sido apresentado.