Publicidade

Compra da aiMotive. Stellantis acelera na condução autónoma e AI

Texto: Francisco Cruz
Data: 17 de Novembro, 2022

A Stellantis acaba de anunciar o reforço da aposta no desenvolvimento da condução autónoma, através da aquisição da start-up líder em Inteligência Artificial (AI) e Condução Autónoma, aiMotive. Tecnológica com a qual o grupo automóvel franco-ítalo-americano espera vir a desenvolver, entre outros projectos, a futura plataforma STLA Autodrive.

Com esta aquisição, cuja conclusão tem ainda de ser finalizada, após cumpridos todos os trâmites legais, o grupo automóvel franco-ítalo-americano, proprietário de marcas como a Citröen, a Fiat, ou a Jeep, entre muitas outras, acredita poder alavancar “a nossa transformação numa empresa de tecnologia de mobilidade sustentável”, ao mesmo tempo que “aumenta o seu potencial tecnológico nos domínios da inteligência artificial e da condução autónoma“.

Também no comunicado agora divulgado, a Stellantis destaca o portfólio de produtos que, com a aquisição da aiMotive, o grupo passa a ter acesso, como é o caso do iDrive, conjunto de software incorporado para condução autónoma; a iData, operações de inteligência artificial  e ferramentas de dados; o aiWare, experiência e propriedade intelectual para microchips de silício; e o aiSim, software de simulação para desenvolvimento da condução autónoma.

A Stellantis espera, com a aquisição da aiMotive, impulsionar a integração da inteligência artificial, mas também da condução autónoma, nos seus futuros veículos, baseados nas novas quatro plataformas STLA
A Stellantis espera, com a aquisição da aiMotive, impulsionar a integração da inteligência artificial, mas também da condução autónoma, nos seus futuros veículos, baseados nas novas quatro plataformas STLA

A todos estes avanços trazidos pela start-up húngara, junta-se, depois, o facto das equipas de software da Stellantis já se encontrarem a desenvolver as três novas plataformas de tecnologia (STLA Brain, STLA SmartCockpit e STLA Autodrive) que será integradas, em grande escala, em todas as novas quatro plataformas de veículos STLA – STLA Small, STLA Medium, STLA Large e STLA Frame -, já a partir de 2024.

LEIA TAMBÉM
Stellantis admite colocar Maserati em Bolsa

De resto e ainda no domínio do software, a estratégia apresentada em dezembro de 2021, durante o chamado ‘Software Day‘, prevê que esta área possa gerar cerca de 20 milhões de dólares de volume de negócios anual adicional, até ao final da presente década, enquanto parte dos objectivos do plano estratégico ‘Dare Forward 2030‘, o qual prevê um investimento de mais de 30 mil milhões em eletrificação e software.

Quanto à aiMotive, cuja sede está localizada em Budapeste, na Hungria, embora possuindo igualmente escritórios na Alemanha, Estados Unidos e Japão, contando com mais de 200 funcionários altamente qualificados em todo o mundo, passará a operar como subsidiária da Stellantis, mantendo, no entanto, a independência operacional que lhe permite fornecer produtos do seu portfólio a outros parceiros.

O momento da assinatura do acordo de intenção de aquisição, levada a cabo pelo Chief Software Officer da Stellantis, Yves Bonnefontand, à esquerda, e pelo fundador e CEO da aiMotive László Kishonti
O momento da assinatura do acordo de intenção de aquisição, levada a cabo pelo Chief Software Officer da Stellantis, Yves Bonnefontand, à esquerda, e pelo fundador e CEO da aiMotive László Kishonti

Em termos de organização empresarial, Laszlo Kishonti, o seu fundador, continuará como CEO, embora esteja também previsto que a Stellantis estabeleça um Conselho de Administração, destinado a supervisionar a atividade da start-up.