Mobieco

Publicidade

Stellantis. Plano estratégico prevê 75 modelos elétricos até 2030

Texto: Carlos Moura
Data: 3 de Março, 2022

A oferta da Stellantis vai incluir mais de 75 modelos elétricos a bateria até 2030. permitindo ao grupo alcançar vendas globais deste tipo de viaturas na ordem de cinco milhões de unidades, revelou Carlos Tavares, CEO da Stellantis. Só para os Estados Unidos estão previstos 25 modelos novos elétricos e a ofensiva arranca já em 2023 com o primeiro SUV elétrico da Jeep, seguindo-se a nova pick-up elétrica da RAM. 

Cem por cento das vendas da Stellantis na Europa e 50% nos Estados Unidos serão de veículos elétricos a bateria até ao final da década, anunciou Carlos Tavares, CEO da Stellantis durante a apresentação aos investidores do plano estratégico “Dare Forward 2030”.

Para concretizar esse objetivo, a oferta da Stellantis vai incluir mais de 75 modelos elétricos a bateria que permitirá ao grupo alcançar vendas anuais de cinco milhões deste tipo de veículos até 2030.

“A Stellantis será a campeã da indústria na mitigação das alterações climáticas, tornando-se neutra em carbono até 2038, com uma redução de 50% até 2030”, afirmou o CEO da Stellantis. “Assumir um papel de liderança na descarbonização, bem como um passo decisivo na economia circular é o nosso contributo para um futuro sustentável”, sublinhou Carlos Tavares.

Entre os objetivos da Stellantis está ainda a quadruplicação das receitas da venda de automóveis novos provenientes dos segmentos de veículos premium e de luxo.

Ofensiva americana

Para os Estados Unidos, o plano estratégico “Dare Forward 2030” da Stellantis prevê uma ofensiva específica de produtos com mais de 25 modelos elétricos a bateria totalmente novos, que arrancará já no início de 2023 com o lançamento do primeiro SUV elétrico da Jeep, seguindo-se o RAM Promaster BEV (a versão norte-americana do Fiat e-Ducato) em 2023 e a pick-up RAM 1500 BEV em 2024.

“A nossa viagem é alimentada por um enfoque na inovação e na excelência da engenharia que colocará as mais recentes tecnologias em todos os nossos veículos – desde os mais acessíveis aos de elevada performance e de luxo – todos propostos através do extenso portefólio de produtos do nosso incrível portefólio de marcas do nosso incrível e único grupo de marcas”, refere Carlos Tavares.

LEIA TAMBÉM
Stellantis vai investir na estratégia de eletrificação das 14 marcas até 2025

A Stellantis aproveitou para divulgar as primeiras imagens conceptuais do primeiro SUV elétrico da Jeep. Este modelo terá dimensões compactas e deverá ser construído com base na plataforma CMP da Stellantis, preparada para veículos compactos com linha motriz elétrica ou motor de combustão.