Recorrendo a componentes desenvolvidos internamente, a Schaeffler criou um sistema de pilha de combustível para veículos comerciais. Primeiro protótipo já foi revelado pela empresa germânica.
A Schaeffler desenvolveu um sistema de pilha de combustível alimentado a hidrogénio utilizando componentes próprios para aplicações em veículos comerciais.
A empresa alemã instalou a sua tecnologia num veículo de demonstração, que é acionado por um eixo elétrico 3-em-1, através de um sistema de célula de combustível criado utilizando componentes da Schaeffler. O processo permitiu à empresa alemã ampliar os seus conhecimentos técnicos sobre sistemas de hidrogénio.

A Schaeffler pretende produzir em série as placas bipolares, que são componentes estratégicos das células de combustível, através de uma joint-venture denominada “Innoplate”.
Através daquela empresa, a Schaeffler mantém uma parceria de colaboração com a Symbio, a qual, por sua vez, é detida em partes iguais pela Forvia e a Michelin, para produzir estas placas em série.
Em junho deste ano, a Schaeffler e a Symbio anunciaram a constituição da Innoplate. Os parceiros irão iniciar as suas atividades conjuntas em Haguenau, França, uma vez obtidas as licenças necessárias. A produção de placas bipolares de alta densidade de potência deverá começar em 2024.
Motor a hidrogénio
A Schaeffler desenvolve sistemas e componentes para todos os tipos de sistemas fabricados para comerciais pesados e ligeiros, com o objetivo de descarbonizar ainda mais o transporte de mercadorias.
Por esta razão, a Schaeffler também oferece tecnologias que melhoram a eficiência dos sistemas de injeção de combustível. Entre elas, um sistema de bloco de válvulas variável concebido especificamente para veículos comerciais, que reduz o consumo de combustível, e as emissões.
LEIA TAMBÉM
HYVIA abre fábrica para ecossistema do hidrogénio
O fabricante alemão também está a trabalhar em tecnologias inovadoras de motores para combustíveis alternativos, incluindo a combustão direta de hidrogénio em motores de combustão interna especialmente adaptados.
O sistema de bloco de válvulas variável da Schaeffler tem aqui um papel a desempenhar, uma vez que permite um controlo muito preciso do fluxo de ar, independentemente do método de formação da mistura de combustível, garantindo assim uma eficiência superior.