Depois do desafio lançado à Tesla para que colocasse a sua Cybertruck à prova, numa prova de alto grau de dificuldade como a norte-americana Baja 1000, eis que a Scuderia Cameron Glickenhaus (SCG) apresenta a sua "arma" para o confronto: o Boot Baja Racer a hidrogénio, baptizado como Hydrogen Boot. E com a promessa de uma versão homologada para estrada já a seguir!
O modelo agora apresentado surge como a versão final do concep apresentado ainda em 2021 e que a norte-americana Scuderia Cameron Glickenhaus (SCG) havia anunciado como a mais recente evolução do seu todo-o-terreno de nome Boot. Com o qual desafiou, inclusivamente, a sua compatriota Tesla, para um confronto das pistas da famosa competição de todo-o-terreno de resistência realizada na Califórnia, a Baja 1000.
Entretanto e numa altura em que Tesla Cybertruck continua envolvia num intenso nevoeiro de indefinições, a SCG dá mais um passo rumo à presença na partida para a famosa prova, ao apresentar o Hydrogen Boot. Um todo-o-terreno que o fabricante descreve como "um veículo de competição elétrico concebido para a Baja, impulsionado por uma célula de combustível criogénica".

Quanto ao design do veículo, é inspirado na estética do exterior do SCG Boot com motor de combustão, o qual já se encontra em comercialização, com um preço base de cerca de 253 mil euros, depois de ter dado provas a sua mais-valia, ao vencer a edição de 2019 da mesma prova.
No entanto e a marca a diferença entre as duas versões, surge, no caso do carro a hidrogénio, o enorme tanque de combustível posicionado na traseira, envolvido por uma gaiola em metal. Sendo que, os restantes componentes do sistema de propulsão, surgem acoplado na parte traseira da cabine, deixando, assim, espaço, apenas para dois ocupantes.
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Finalmente, destaque, ainda, para o facto de, nesta última versão, as rodas, de dimensões generosas, surgirem mais expostas, os faróis LED aparecerem numa posição mais alta e a protecção inferior da carroçaria estar agora mais projectada para a frente, graças a uma nova estrutura metálica. Tudo isto, sem esquecer uma nova barra de luz LED, snorkels duplos, uma enorme entrada de ar no tejadilho e vários ventiladores, destinados a arrefecer todo o sistema de propulsão.
SCG critica pick-ups elétricas a bateria… como a Cybertruck
De resto e na apresentação deste novo veículo, a SCG não perdeu a oportunidade de lançar mais uma bicada à Tesla, ao criticar duramente as pick-ups elétricas a bateria, as quais, defendeu, são totalmente inadequadas para uma utilização em frota, devido aos seus longos tempos de recarga e peso exagerado. O qual, recordou, compromete, quer as capacidades de carga, quer a capacidade de reboque.

Assim e no entender deste fabricante, o futuro, neste domínio, passará, necessariamente, pela tecnologia de células de combustível.
Competição em novembro e versão de estrada a seguir
A terminar, o fabricante automóvel fundado pelo produtor de cinema James Glickenhaus revelou que a intenção é colocar o Hydrogen Boot à prova já em novembro, com o objectivo assumido de fazer com que venha a ser o primeiro veículo zero emissões a conseguir terminar a Baja 1000.
Entretanto, a companhia está a trabalhar, igualmente, numa infraestrutura de abastecimento de hidrogénio, capaz de permitir que o Boot possa ser "abastecido no meio do deserto" da Califórnia.

No entanto e ainda mais interessante, é o facto da SCG assegurar, desde já, que o Hydrogen Boot terá uma versão homologada para estrada, segundo as exigências das autoridades norte-americanas, e que será, de certa forma, a antevisão da pick-up hidrogénio que o concept desvendado em 2021 prometia.