Depois de Elon Musk ter considerado a tecnologia de propulsão a hidrogénio “tremendamente estúpida”, eis que surge agora o fundador da Scuderia Cameron Glickenhaus (SCG), Jim Glickenhaus, a lançar o repto ao fundador da Tesla: e que tal um confronto entre a elétrica Cybertruck e um todo-o-terreno SCG movido a hidrogénio?
O “desafio” foi lançado através da rede social Twitter, a mesma em que Elon Musk considerou a tecnologia de propulsão a hidrogénio “tremendamente estúpida”. Isto, ao mesmo tempo que afirmava que a Baja 1000, prova de todo-o-terreno que tem lugar na península mexicana de Baja Califórnia, seria um palco excelente para colocar à prova a sua pickup elétrica Cybertruck.
“Vamos a isso!”, acaba de responder Jim Glickenhaus, prometendo que “nós construiremos um Boot impulsionado a hidrogénio e poderemos ambos competir na edição de 2023 da Baja 1000”.
Dear @elonmusk You have said that Hydrogen tech is "Mind boggling stupid.” You've also mentioned that the Baja 1000 would be a great test for your Cyber Truck. We say, Bring It. We’ll build a hydrogen powered Boot, and you can race a cyber truck in the 2023 Baja 1000. Best, Jim pic.twitter.com/umSRoM2I1f
— Scuderia Cameron Glickenhaus (@Glickenhaus) December 30, 2020
Recorde-se que, além de criar superdesportivos como o SCG 003, o pequeno fabricante de automóveis criado pelo também produtor e diretor cinematográfico, fabrica, igualmente, propostas todo-o-terreno extremas, como é o caso do Boot – um buggy de competição que, diga-se, já bateu, por duas vezes, o gigante Ford, na Baja 1000.

Aproveitando as palavras escritas por Elon Musk, em que o fundador da Tesla afirma que esta prova seria um excelente teste para a sua Cybertruck, Glickenhaus desafia, agora, o rival a provar, em condições reais, que a sua Cybertruck 100% elétrica consegue ser melhor que um SCG Boot FCEV, ou Fuel Cell Electric Vehicle.
Thomas Mutch for your Ring Lap. We have a good relationship with the organizers of The 24 Hours of Nürburgring should you wish to move to the next step and race one of your Tesla's (Roadster?) at the N24. The following videos will give you an idea as to what you'd be up against
— Scuderia Cameron Glickenhaus (@Glickenhaus) December 30, 2020
Quanto a Jim Glickenhaus, revela, desde já e caso Elon Musk aceite o desafio, que o seu piloto será Thomas Mutch, precisamente um dos homens que contribuiu para a afinação final do Tesla Model S Plaid, no Nürburgring Nordschleife. Mas que, antes disso, foi o piloto responsável pelo desenvolvimento em pista do SCG 004C.
LEIA TAMBÉM
Tesla Cybertruck. Até pode ser feia… mas Musk diz que flutua!
Quanto ao buggy, que ostentará o nome de SCG 004, Glickenhaus acredita que será capaz de fazer mais de 1.600 quilómetros com um único depósito de hidrogénio, o que, a acontecer, permitirá à equipa dispensar a presença de qualquer equipa ou tecnologia de reabastecimento. Aliás, Jim disponibiliza-se para ajudar Musk a encontrar os melhores locais na prova, para colocar os Tesla Superchargers e chegar ao fim…
The Baja 1000 would be a great test for your Cyber Truck.
— Scuderia Cameron Glickenhaus (@Glickenhaus) December 30, 2020
That brings us back to Hydrogen. We are thinking about offering a Hydrogen version of our Boot and racing it at The Baja 1000 in 2023.
This would be a great time for you to join the race with your Cyber Truck.
Aliás, o fundador da SCG aproveita para revelar, também, que o Boot FCEV será lançado no mercado, precisamente, em 2023, sendo que, caso o duelo vá mesmo em frente e o buggy consiga vencer a Cybertruck, tal não deixará de ser uma excelente acção de marketing.