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A anunciar 1.914 cv de potência. Primeiro Rimac Nevera sai da linha de produção

Texto: Francisco Cruz
Data: 13 de Julho, 2022

Depois da apresentação oficial realizada há cerca de um ano, eis que acaba de sair da linha de produção o primeiro Rimac Nevera, hiperdesportivo 100% elétrico com uma potência combinada de 1.914 cv, graças à acção de quatro motores elétricos. Momento que a própria Rimac fez questão de assinalar, através de um vídeo.

Resultado de um longo trajecto que, recorda o fabricante, se prolongou por “cinco anos de desenvolvimento e testes, três gerações de tecnologia de motores elétricos, 18 protótipos, 45 crash-tests realizados com unidades reais, e mais de 1,6 milhões de horas de pesquisa e desenvolvimento”, o primeiro Rimac Nevera apresenta-se, agora, em todo o seu esplendor, envergando uma cor exterior a que a marca decidiu dar o nome de Callisto Green, conjugada com jantes na cor Graphite Vertex e um interior em Alcantara cor de areia.

A unidade, a que o fabricante decidiu atribuir o número #000 e que, inclusivamente, levou ao recente Festival de Velocidade de Goodwood, mostra-se agora ao mundo enquanto o primeiro Nevera 100% de produção, com a garantia, deixada desde já, de que não será entregue a qualquer cliente; pelo contrário, ficará na posse da hoje em dia Bugatti Rimac, enquanto unidade de demonstração e exibição.

A par deste importante papel, o Nevera #000 serviu também para abrir caminho na linha de montagem para os 50 carros que a Rimac prevê produzir anualmente, num total de apenas 15 veículos. Sendo que, neste momento, o primeiro ano de produção, já foi totalmente vendido.

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De resto e a ajudar à enorme procura, não apenas o facto de se tratar, segundo faz questão de referir o próprio fabricante croata, do “primeiro hiperdesportivo totalmente elétrico surgido no mercado”, como também um extenso lote de possibilidades de personalização.

Entre estas, um total de “36 cores possíveis para o exterior, a somar à possibilidade de criação de uma cor específico segundo as preferências do cliente, até uma selecção de interiores, três níveis de fibra de carbono – incluindo uma carroçaria totalmente em fibra de carbono -, uma selecção de couros coloridos, Alcantara, detalhes contrastantes e acabamentos metálicos para o interior”.

A linh de montagem do Rimac Nevera
A linha de montagem do Rimac Nevera

Quanto aos aspectos técnicos, pouco ou nada de novo, confirmando-se a presença de um trem de força composto por quatro motores elétricos, instalados nas rodas, e a garantirem uma potência combinada de 1.914 cv, além de 2.360 Nm de binário. Argumentos que, em conjunto com uma bateria de 120 kWh de capacidade, deverão permitir ao Nevera acelerar dos 0 aos 100 Km/h em tão-só 1,85 segundos!