A Renault Portugal está em festa! Depois de 40 anos de presença directa no mercado nacional, 777 gamas já comercializadas e 35 anos de liderança nas vendas, a marca do losango acaba de atingir a impressionante marca dos 1.500.000 automóveis vendidos em Portugal. E, logo, com um elétrico ZOE!
O Renault ZOE que, de resto, celebra a marca de um milhão e quinhentos mil carros comercializados em território nacional, foi vendido no distrito de Beja. O que, diga-se, torna tudo ainda mais digno de registo – por se tratar de um veículo 100% elétrico, numa fase em que, não só a marca francesa, como praticamente todo o sector automóvel, surge em processo de transição progressiva para a mobilidade zero emissões.
LEIA TAMBÉM
COVID-19. Renault Portugal cede oito viaturas ao INEM
Digno de registo é, aliás, também o caminho cumprido pela Renault, ao longo destes 40 anos de presença directa no mercado português, e que se salda, sem dúvida, por um claro sucesso. Porquê? Porque a marca do losango conseguiu, em quatro décadas de presença, arrebatar a liderança nas vendas em 35 desses anos, somando modelos que, sem dúvida alguma, ficam para a história como verdadeiros casos de paixão, para os portugueses – é o caso, por exemplo, do Renault 5 e do Renault Clio.
Renault 5: um sucesso incomparável
Começando pelo incontornável Renault 5, comercializado entre 1980 e 1991, fica para a história as 174.255 unidades vendidas em Portugal. Número que, diga-se, nem mesmo a melhor geração do Clio, a primeira, comercializada entre 1990 e 1998, conseguiu, com as suas 172.258 unidades transaccionadas, alcançar…
No entanto, também é verdade que, somadas as quatro gerações já comercializadas deste modelo, os números mostram-se substancialmente diferentes. Aqui, graças também às 163.016 unidades vendidas, entre 1998 e 2008, pela segunda geração, e às 78.018 já transaccionadas do Clio IV. E que, a juntar os números da primeira geração, perfazem um total de 413.929 Clios vendidos!
E o modelo de menor sucesso, sabe qual foi?
Igualmente a contribuírem para o milhão e meio de carros já comercializados pela Renault em Portugal, modelos como o Renault 19 (77.165 unidades), o Mégane II (69.390), assim como o Renault Express. Que, com 56.293 unidades vendidas, figura, ainda hoje, como o Comercial Ligeiro de maior sucesso em Portugal.
Contudo, não menos curioso, é o nome do modelo que fecha a lista das 777 gamas já transaccionadas pela marca francesa, no nosso País – nada mais, nada menos, que o Renault Fuego. Um coupé do qual só foi vendida uma única unidade, decorria o ano de 1983!
ZOE no bom caminho
Quanto ao elétrico ZOE, hoje em dia a viver a sua segunda geração, tem-se saldado por um bom desempenho comercial, que, de resto, lhe permite aparecer a meio da tabela de vendas da marca, com um total de 3.403 unidades transaccionadas, desde o lançamento da primeira geração no mercado, em 2013.