Renault Mégane e-Tech

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Renault Clio e Mégane híbridos chegam em junho

Texto: António Amorim
Data: 11 de Março, 2020

A Renault renovou a gama Mégane e, de caminho, aplicou-lhe versões híbridas Plug-in e-tech, tal como fez com o Clio. Chegam em junho.

Por fora o novo Mégane de 2020 mal se distingue, a não ser pelos para-choques ligeiramente redesenhados, com aplicações cromadas, e pelos faróis full LED. Também tem uma nova gama de jantes e atrás há novas óticas e piscas dinâmicos.

Renault Clio E-Tech híbrido e Mégane E-Tech Híbrido Plug-in juntam-se ao Captur E-Tech híbrido Plug-in na gama de eletrificados Renault

No habitáculo, o Mégane de 2020 apresenta o novo ecrã Easy link de 9,3 polegadas que já conhecíamos do Clio e do Captur, passando também a ter ecrã de instrumentos digital e de maiores dimensões.

À boleia da eletrificação, a gama Mégane também recebe uma ligeira renovação estética e de equipamento

As ajudas à condução sobem de nível, agora com cruise-control adaptativo e função automática nas filas de trânsito. O volante é igual mas passa a ter botões mais ergonómicos.

A novidade maior da nova gama Mégane é a versão E-Tech Plug-in, híbrida de recarregar na tomada e que, por enquanto, apenas fica disponível na carrinha Megane Sport Tourer.

COMO FUNCIONA?

O sistema de propulsão híbrido do Mégane é igual ao que encontramos no Captur E-Tech Plug-in. Um motor atmosférico a gasolina de 1.6 litros com 91 cv, de origem Nissan, surge associado a dois motores elétricos, debitando o conjunto 160 cv de potência. A componente elétrica é alimentada por uma bateria de iões de lítio com 9,8 kWh de capacidade, conseguindo uma autonomia elétrica de 50 km (65 km em cidade) segundo a norma WLPT.

O Renault MEGANE E-TECH Plug-in utiliza uma bateria de iões de lítio com 9,8 kWh de capacidade (7,5 kWh utilizáveis), que lhe permite uma autonomia elétrica até 50 km, ou mesmo 65 km em cidade

Este sistema comporta um motor elétrico maior, com 67 cv, e outro mais pequeno, com 34 cv, que serve de alternador e de motor de arranque. O sistema tem a particularidade de dispensar embraiagem e sincronizadores na caixa de velocidades, já que a tarefa da sincronização é feita pelos motores elétricos. Daqui resultam 15 modos de utilização da caixa, geridos de forma automática. O condutor apenas se preocupa com o acelerador e travão.

O sistema E-Tech (híbrido no Clio e híbrido Plug-in nos Mégane Sport Tourer e Captur) associado à transmissão multi-mode sem embraiagem foi inicialmente ensaiado com o concept EOLAB apresentado no salão de Paris de 2014, mas também se inspira no sistema de transmissão utilizado pela Renault na Fórmula 1.

O novo Clio E-Tech consegue consumos abaixo dos 4,5 l/100 e, segundo a marca, faz 80% da condução urbana no modo elétrico puro. E arranca sempre no modo elétrico

Com esta tecnologia a Renault consegue que o conjunto seja mais compacto e também mais leve que um Mégane Diesel com caixa automática.

CLIO HÍBRIDO com 140 cv

A capacidade da bateria de iões de lítio varia consoante o tipo de sistema híbrido utilizado.

No Clio E-Tech, que não é plug-in, é utilizada uma bateria de 1,2 kWh de capacidade (230 V), com a marca a garantir que o Clio E-Tech consegue fazer 80 por cento da condução urbana no modo elétrico puro.

O Renault Clio E-Tech utiliza também o motor a gasolina de 1.6 litros com 91 cv, mas aqui conjugado com um motor elétrico principal de 49 cv e um secundário (gerador) com 20 cv. O sistema debita 140 cv de potência combinada e consegue acelerar de zero a 100 km/h em 6,9 segundos. Anuncia médias de consumo abaixo dos 4,5 l/100 km (menos de 100g de CO2/km), O Clio E-TechP pesa apenas mais 10 kg que uma versão não eletrificada e não perde espaço na mala devido à bateria, que está sob o banco traseiro.

O Clio e Mégane E-Tech incluiem no Easy link informação sobre o sistema híbrido e carga da bateria, para além das restantes funções do computador de bordo, como a navegação

O Clio híbrido é apenas identificado por um pequeno logótipo “E-Tech” colocado no pilar B e no portão traseiro.

O painel de instrumentos inclui animações sobre o funcionamento do sistema híbrido e nível de carga da bateria. O seletor da caixa é diferente, enquanto o botão Stop & Start foi substituído por um botão de atalho para o modo elétrico.