Mobieco

Publicidade

Renault mostra teasers da 4 Concept antes da apresentação

Texto: Francisco Cruz
Data: 4 de Outubro, 2022

A Renault prepara-se para ressuscitar um dos seus modelos mais icónicos, a saudosa Renault 4. Para já, apenas na forma de concept, do qual acabam de ser divulgados alguns teasers, a aguçar o apetite para o momento da apresentação, a 17 de outubro!

Modelo criado no início dos anos 60 do século passado (e que, diga-se, acabou mantendo-se  na gama até meados dos anos 90), com o propósito de disputar preferências com o não menos emblemático Citroën 2CV, o Renault 4L foi um dos grandes sucessos da marca do losango, somando mais de oito milhões de unidades produzidas, em mais de 10 fábricas em todo o mundo.

Entretanto e passados que estão quase 30 anos, a marca francesa prepara-se para fazer renascer a 4L, desta feita como veículo elétrico e, segundo é possível perceber dos teasers já divulgados, com um posicionamento mais crossover e aventureiro. Isto, até como forma de marcar algum distanciamento face a outra “referência” que a Renault pretende fazer, igualmente, regressar – o Renault 5, cuja chegada está já prevista para 2025.

Um dos teasers do futuro Renault 4 Concept
Um dos teasers do futuro Renault 4 Concept

De resto e olhando, mais uma vez, para os teasers, a ideia de que, pelo menos na sua forma de protótipo, a futura Renault 4 apresentar-se-á com pneus offroad, assim como com um curso de suspensão generoso, especialmente vocionado para o fora de estrada. Já para não falar de uma plataforma no tejadilho para transporte para objectivos maiores ou mais pesados, uma caixa de transporte, degraus laterais iluminados, além de um suporte para bicicletas no vidro traseiro.

Aliás e contabilizando todo este equipamento, o mais certo é que, a nova 4, venha a exibir dimensões maiores do que o modelo original, que não passava dos 3,66 metros de comprimento. Sendo que, também as cavas das rodas, de aspecto mais quadrado, deverão transmitir um ar mais robusto, conjugado com o ar mais retro do vidro lateral traseiro, que mantém a forma trapezoidal.

LEIA TAMBÉM
Morre… para renascer. Renault Scénic vai regressar como EV a hidrogénio

A terminar, recordar, apenas, que a Renault tem previsto desvendar este 4 Concept  no próximo Salão Automóvel de Paris, ainda este ano, existindo, igualmente, a esperança de que, seja também aí, que a marca francesa anunciará a decisão de avançar para uma versão de produção.

O que, a acontecer, fará com que o já confirmado renascimento do Renault 5, não seja o único…