Publicidade

No mercado em 2024. Renault 5 EV será mais barato que o Zoe

Texto: Francisco Cruz
Data: 11 de Setembro, 2021

Depois da apresentação, o novo Renault 5 acaba de fazer a sua estreia em salões, com o primeiro contacto com o público a ter lugar no Salão Internacional do Automóvel de Munique, na Alemanha. Isto, antes do seu lançamento no mercado, em 2024, e, desde já, com mais uma (boa) novidade: o futuro Renault 5 100% elétrico será 33% mais barato que o Zoe.

Parte da nova estratégia centrada na eletrificação a que a marca francesa deu início, o ressuscitado Renault 5, agora 100% elétrico, recorre à nova plataforma CMF-BEV para modelos elétricos compactos. E mais pequenos que, por exemplo, o futuro Mégane Electric, que recorre à plataforma CMF-EV.

De resto, é graças à utilização desta solução, assim como à nova tecnologia de baterias, que o novo CEO do grupo Renault, Luca de Meo, garante, desde já, que o novo 5 será cerca de 33% mais barato do que o atual Zoe, que tem como preço de entrada os 32.240€. Podendo, mesmo, ficar, naquela que é a sua versão de entrada, abaixo dos 25 mil euros, em Portugal.

 Ainda de acordo com a marca do losango, o Renault 5 recorrerá à baterias de níquel, manganésio e cobalto, solução que deverá levar a uma forte redução nos custos por kWh, já em 2030. Com a marca a garantir, desde já, uma autonomia a rondar os 400 quilómetros.

LEIA TAMBÉM
Chega em 2023? Renault confirma 5 EV para somar a Zoe, Twingo… e Clio

Recordar que o novo Renault 5, que em termos estéticos vai buscar a inspiração ao modelo que a marca francesa produziu entre 1972 e 1996, é um dos 14 novos modelos – sete dos quais, 100% elétricos – que o fabricante pretende lançar no mercado, até 2025. Dos quais faz, igualmente, parte, o novo Renault 4, para já batizado, enquanto concept de 4ever.

Com estes modelos, a Renault espera, tal como explicitado no seu novo plano estratégico ‘Renaulution‘, chegar a 2025 com os elétricos a representarem 25% das suas vendas mundiais.

Quanto ao Renault 5, além de ter no horizonte uma versão mais vitaminada, com preparação a cargo da Alpine e a mesma motorização de 218 cv que surgirá no futuro Mégane E-Tech Electric, deverá assumir a responsabilidade de substituir o sucesso chamado Zoe, o qual só deverá manter-se apenas por mais três anos no line-up da marca do losango.