Publicidade

Agora P25. Prodrive ressuscita o icónico campeão de ralis Subaru Impreza WRC

Texto: Francisco Cruz
Data: 26 de Maio, 2022

Depois do teaser, eis que a britânica Prodrive acaba de desvendar por completo o projecto a que deu o nome de P25. E que, confirma-se agora, é sinónimo de uma espécie de ressuscitar do icónico Impreza World Rally Car campeão do mundo na década de 90, regressado com tecnologias atuais. Mas, atenção: serão apenas 25 unidades!

Preparador que esteve por detrás do sucesso da Subaru no Campeonato do Mundo de Ralis (WRC) durante os anos 90, a Prodrive não quis deixar passar a claro os 25 anos daquela que foi a estreia vencedora do Impreza World Rally Car no Mundial.

Foi assim que, apelando ao passado glorioso de um carro de ralis que ainda hoje é recordado, nasceu o P25, uma proposta hiper-exclusiva, da qual a Prodrive admite produzir apenas 25 unidades, e cuja inspiração reside, tanto no  Impreza World Rally Car, como no igualmente lendário carro de estrada 22B, produzido pela própria Subaru com o objectivo de celebrar o título de campeã do WRC em 1997.

O esboço divulgado pela Prodrive quanto ao P25 que se apresentará em Goodwood
O esboço divulgado pela Prodrive quanto ao P25 que se apresentará em Goodwood

Entretanto e prometendo, desde já, levar a cabo a primeira aparição deste P25, durante o próximo Goodwood Festival of Speed, que terá lugar em junho de 2022, a Prodrive optou por mostrar agora apenas um único esboço, além de alguns detalhes técnicos mais básicos, do modelo com que promete surpreender.

LEIA TAMBÉM
O regresso do Impreza WRX STI? Prodrive causa sensação com inesperado P25

Tomando por base esse mesmo esboço, a confirmação daquilo que parece ser um Subaru Impreza da primeira geração, com apenas duas portas, e que se assemelha, em muito, ao Impreza 22B. Inclusivamente, naquilo que era a sua emblemática cor exterior Azul Sonic.

Vindo do passado mas com tecnologias de vanguarda

Contudo e apesar de todas estas soluções oriundas do passado, a Prodrive também garante que o P25 não deixará de recorrer a todas as tecnologias modernas que lhe permitirão ser mais potente, mais leve e com uma condução superior à do Impreza original.

O mesmo acontecerá, de resto, no que ao motor diz respeito, o qual, embora mantendo a configuração de quatro cilindros em linha 2,5 litros, deverá debitar mais de 406 cv de potência. Sendo, depois, acoplado a uma transmissão semi-automática de seis velocidades, em substituição da caixa manual de cinco que o Impreza original ostentava.

O Subaru Impreza 22B STi
O Subaru Impreza 22B STi

Relativamente ao chassis, a empresa britânica promete, ainda, uma utilização extensiva da fibra de carbono na sua concepção, de forma a reduzir substancialmente o seu peso.

O mais icónico dos Subaru

Responsável principal pelo projecto do P25, Dave Richards, fundador da Prodrive, recorda que “o Impreza 22B original é considerado o mais icónico dos Subaru, sendo, ainda hoje, muito procurado. Nós queríamos melhorar tudo aquilo que tornava o modelo tão especial, nomeadamente, aplicando a tecnologia mais recente, para criar a nossa própria e mais moderna interpretação, de um carro que ganhou um lugar na história do Automobilismo”.

Assim, a equipa encarregue do desenvolvimento do P25 incluiu até mesmo o designer do McLaren F1, Peter Stevens, e que foi também o responsável pela estética original dos Subaru de rali, assim como o director técnico da Prodrive, David Lapworth, o qual, há 25 anos, teve a seu cargo a engenharia aplicada no programa de ralis da Subaru.

Interessado? O melhor é encomendar já!

Na apresentação, o preparador britânico anunciou, ainda, ter já a decorrer a fase em que os interessados poderão avançar com a reserva de uma das 25 unidades deste P25, com a garantia de que, o primeiro, será entregue ao seu futuro proprietário, ainda durante este ano.

Desconhecido é, no entanto, o preço pedido pela Prodrive, por este “pedaço de história”, embora e face à exclusividade que encerra, não andaremos muito longe da verdade se dissermos que o preço deste P25 poderá ser equiparado ao de um moderno superdesportivo.

É que a História paga-se…