Publicidade

Ainda em segredo. BMW assinala 50 anos no Festival de Goodwood com novo M

Texto: Francisco Cruz
Data: 9 de Maio, 2022

A comemorar os 50 anos de existência, a BMW M prepara-se para marcar presença no próximo Goodwood Festival of Speed de 2022 como uma das principais convidadas de honra. Motivo pelo qual a divisão de competição da BMW anunciou já a intenção de apresentar uma nova proposta M durante o evento, da qual ainda pouco se sabe, mas sobre a qual já muito se fala…

Agendada para o próximo mês de junho, mais precisamente de 23 a 26 de junho, a edição de 2022 do Goodwood Festival of Speed, ou, em português, Festival de Velocidade de Goodwood, promete, assim, interesse acrescido. A começar na BMW M, que, a celebrar meio século de existência, promete importantes novidades!

Escolhida, inclusivamente, para corporizar a tradicional escultura que, em cada uma das edições do festival, homenageia marca automóvel em destaque, a divisão de competição e performance da BMW tem, de resto, já definida a forma como promete marcar o festival deste ano – nada mais, nada menos, que através da apresentação de uma nova proposta M.

Serão vários os modelos históricos da BMW M a marcar presença em Goodwood. Mas não só...
Serão vários os modelos históricos da BMW M a marcar presença em Goodwood. Mas não só…

“Numa altura em que comemoramos o nosso 50º aniversário, não podíamos imaginar um lugar melhor para celebrar os nossos produtos, juntamente com os fãs da marca”, afirmou já o CEO da BMW M, Frank van Meel, sobre a “escolha” de Goodwood. Acrescentando que, “estou particularmente ansioso, para revelar um certo veículo ao público, pela primeira vez – um veículo que esperávamos há muito tempo”.

Poderá ser… o M2?

Embora sem revelar muito mais sobre esta proposta, a verdade é que são já várias as hipóteses que começam a ser aventadas na imprensa mundial, entre as quais surge, por exemplo, o novo M2 – modelo em que, já não é segredo, a divisão M tem vindo a trabalhar, sendo as notícias mais recentes apontam para o desportivo entre em produção já no final de 2022, na fábrica de San Luis Potosi, no México.

LEIA TAMBÉM
O mais rápido, potente e leve. BMW M mostra novas imagens do futuro M4 CSL

Ainda segundo os últimos rumores, este novo M2 deverá estrear uma variante do seis cilindros 3.0 Twin Turbo que tem como nome de código S58 e que é utilizado pelo M4, sendo que, também não está descartada a hipótese de ser disponibilizado, igualmente, com caixa manual de seis velocidades.

Nas fotos-espia já divulgada, é igualmente possível perceber um sistema de escape de quatro saídas, posicionadas ao centro da traseira.

E se for… a M3 Touring?

No entanto e de regresso às hipóteses, o veículo de que van Meel fala também pode muito bem ser a futura M3 Touring. Carrinha que nunca contou, até hoje, com a “magia” da divisão M, mas que, neste momento, tem já lançamento assegurado, com estreia, segundo alguns rumores, precisamente no mesmo mês do Festival de Goodwood – junho.

A futura BMW M3 Touring, ainda de camuflado. Poderá ser este o modelo a apresentar em Goodwood?...
A futura BMW M3 Touring, ainda de camuflado. Poderá ser este o modelo a apresentar em Goodwood?…

Sobre esta carrinha, é possível afirmar que terá a mesma base técnica do M3, embora com mais espaço para bagagens, mantendo, contudo, o mesmo seis cilindros 3.0 Twin-Turbo a debitar 510 cv de potência e 650 Nm de binário. também no caso da Touring, conjugado, ao que tudo indica, com uma transmissão automática de 8 velocidades e tracção integral permanente.

Descartada parece estar, no entanto, a possibilidade desta M3 Touring poder surgir apenas com tracção traseira ou até mesmo com caixa de velocidades manual.

Ou, então… algo totalmente novo!

Bem mais difícil parece ser a hipótese do modelo a apresentar pela BMW M, em Goodwood, ser um ‘M’ criado especificamente para a ocasião, ainda que, desde 2021, corra o rumor de que o departamento liderado por Frank van meel poderia a estar a trabalhar num projecto único, precisamente com o propósito de marcar os 50 anos da ‘M’.

A comemorar 50 anos de existência, a BMW M promete assinalar a data com o impacto de uma novidade
A comemorar 50 anos de existência, a BMW M promete assinalar a data com o impacto de uma novidade