Parque Fabrica Header

Estudo revela aquilo que os portugueses mais valorizam num carro. E, não, não é o design…

Texto: Redação
Data: 10 Fevereiro, 2020

Eis o estudo que, de certa forma, vem contrariar aquela que é, desde há muito, uma imagem pré-concebida do condutor português: questionados sobre o aspecto que mais valorizam, hoje em dia, num automóvel, os portugueses responderam, não a estética, mas a segurança!

As conclusões surgem expressas no mais recente Observador Cetelem Automóvel 2020, em que a pergunta foi: “Qual é o tipo de carro ideal para os portugueses?”. Sendo que a resposta à pergunta foi, basicamente, um automóvel seguro, barato e agradável de conduzir!

Embora a quase totalidade dos inquiridos subscreva a ideia de existe, efetivamente, um conjunto de características que definem o Automóvel Ideal – algo em que, diga-se, apenas 8% diz não acreditar -, não é menos verdade que, no momento de elencarem esses predicados, as escolhas variam.

LEIA TAMBÉM
Continuará o Automóvel a ser o mesmo para os portugueses?

Ainda assim, destaque para o facto de, quase metade (42%) dos portugueses ouvidos, destacar a segurança como a característica mais valorizada, logo seguida dos custos reduzidos de compra e utilização (38%) e da necessidade do automóvel ser agradável de conduzir, tanto em viagens de curta, como de longa duração (31%).

De resto, importará igualmente salientar a importância dada ao conforto (28%), mais valorizada, inclusivamente, que o ambientalmente sustentável (26%), ou até mesmo que a versatilidade (25%).

Afinal, é a segurança, e não o design, que os condutores portugueses mais valorizam num Automóvel
Afinal, é a segurança, e não o design, que os condutores portugueses mais valorizam num Automóvel

No resto do mundo

Englobando não apenas Portugal, mas um total de 15 países situados nos mais diversos continentes e cerca de 10.000 indivíduos com idades compreendidas entre os 18 e 65 anos, este estudo Cetelem destaca a importância dada à Segurança, também por espanhóis, sul-africanos e japoneses. Estes últimos, a valorizarem, igualmente e tal como os brasileiros, o conforto.

Ainda numa perspetiva generalizada, cerca de um quarto (29%) dos inquiridos neste Observador Cetelem Automóvel 2020, valoriza o facto do automóvel durar muito tempo, ao passo que, como atributo menos valorizado, surge, precisamente, a imagem e o design do carro – apenas 5% dos participantes no estudo disseram valorizar este aspeto, com os millenials e os habitantes das áreas urbanas, a serem aqueles que maior importância reconhecem ao design.

LEIA TAMBÉM
O que os portugueses pensam dos veículos elétricos

Igualmente surpreendente é o facto de apenas 8% considerar relevante um carro ultratecnológico e apenas 7% valorizar a possibilidade de dispor de um carro de livre acesso, que se paga apenas quando se utiliza – o chamado car-sharing.