Publicidade

Um anti-Model S Plaid?! Porsche apresenta o seu modelo mais potente de sempre

Texto: Francisco Cruz
Data: 12 de Março, 2024

A Porsche acaba de desvendar o seu modelo de produção em série mais potente de sempre, o Taycan Turbo GT, também com pacote Weissach. Um elétrico capaz de oferecer até 1.108 cv de potência, mas também e principalmente, uma capacidade de aceleração dos 0 aos 100 km/h em 2,2 segundos! Sensação de que, no entanto, só vai poder desfrutar a partir da próxima primavera…

Concebido, em particular quando com o pacote Weissach, com o objectivo declarado de dominar os circuitos, a nova berlina desportiva da Porsche, apontada ao topo da gama Taycan, surge, assim e desde logo, como um rival directo do Tesla Model S Plaid. Combatendo os 1020 cv do coupé americano com uma potência máxima declarada de 1.108 cv (ainda que apenas por breves instantes e com o Launch Control accionado), mas também os 3,2s nos 0 aos 100 km/h do rival de Austin, com uma capacidade de aceleração ainda mais arrasadora: 2,2 segundos!

Porsche Taycan Turbo GT com pacote Weissach
Porsche Taycan Turbo GT com pacote Weissach

Para que tudo isto fosse possível, o Taycan Turbo GT viu o seu grupo propulsor melhorado, com a introdução de um novo motor elétrico no eixo traseiro, a par de e principalmente, novos inversores, capazes de assegurar uma corrente máxima para as rodas traseiras de 900 amperes. Valor que vem suplantar, em muito, os 600 amperes do Taycan Turbo S

LEIA TAMBÉM
Melhor no que é importante. Porsche apresenta o Taycan renovado

Também melhorada, foi a relação de transmissão e a robustez da caixa de velocidades, de forma a permitir valores de binário mais elevados, cujo limite passa a estar nos 1340 Nm. E que, em conjunto com os 788 cv de potência máxima nos modos convencionais, mas também com os 1.033 cv em modo Overboost e, principalmente, os 1.108 cv disponíveis, apenas durante dois segundos (!), com o Launch Control, faz com que o Taycan Turbo GT consiga acelerar dos 0 aos 100 km/h em tão-só 2,3 segundos; ou 2,2 com o pacote Weissach!

Aliás e quando equipado com este mesmo pacote, sinónimo de medidas adicionais de aerodinâmica e construção em baixo peso (-70 kg que o Turbo GT sem pacote Weissach), resultado não apenas da retirada dos bancos traseiros, relógio analógico, tapetes, altifalantes, sistema de som e parte do material de isolamento, mas também da introdução de deflectores de ar na parte inferior da carroçaria, um novo difusor dianteiro e uma asa traseira fixa com acabamento em carbono (downforce total de 220 kg), o Taycan Turbo GT consegue ser ainda mais eficaz e rápido na aceleração dos 0 aos 200 km/h, fazendo este trajecto em 6,4s, contra 6,6s do modelo sem pacote Weissach. Assim como na velocidade máxima, com um valor anunciado de 305 km/h, contra 290 km/h da chamada versão standard.

Porsche Taycan Turbo GT com pacote Weissach
Porsche Taycan Turbo GT com pacote Weissach

Já no que diz respeito à autonomia conseguida com a mesma bateria de 105 kWh de capacidade bruta, a Porsche divulga apenas o valor referente à Taycan Turbo GT e que é de 554 km, segundo ciclo WLTP.

Carbono, muito carbono…

Igualmente novidade no Taycan Turbo GT, é a introdução de vários elemento em carbono, nomeadamente, nos frisos dos pilares B, molduras superiores dos espelhos retrovisores exteriores e inserções das saias laterais. O que, em conjunto com as bacquets em CFRP, uma bagageira de baixo peso e a supressão da função soft close da bagageira, veio permitir uma redução de até 75 kg no peso do conjunto.

Juntamente com a redução peso, um apurar do pacote aerodinâmico, através da inclusão da suspensão Porsche Active Ride com afinação específica GT e pneus de verão Performance, especiais, montados em jantes forjadas de 21”, com braços esculpido em relevo. Solução que, defende a marca alemã, também poupa peso, ao mesmo tempo que garante uma ventilação mais eficaz dos travões. Que, neste modelo, são de material cerâmico de baixo peso, contribuindo para reduzir o peso final em mais de dois quilos.

A asa traseira do Taycan Turbo GT com pacote Weissach
A asa traseira do Taycan Turbo GT com pacote Weissach

Finalmente e complementar o conjunto, a instalação, no Turbo GT, de um spoiler dianteiro com aeroblades, uma asa traseira adaptativa com ‘Gurney flap’, faróis LED Matrix (LED HD-Matrix em opção… e sem custos adicionais), além de uma paleta de seis cores para a carroçaria, escudo Porsche a cores no capot e centro das jantes, mais o logótipo ‘Turbo GT’ na traseira, pintado em Preto mate.

Já no habitáculo, elementos em Race-Tex com acabamentos em Pele em Preto, bacquets com acabamento em carbono brilhante (Bancos Desportivos Adaptativos Plus à frente com regulação elétrica de 18 vias e memória estão também disponíveis, sem custos acrescidos), logótipo ‘Turbo GT’ gravado nos encostos de cabeça dianteiros e designação do modelo inscrita logo abaixo do painel de controlo da climatização. Mas também elementos em cor contrastante (Azul Volt ou Prata GT, consoante pedido), volante desportivo GT revestido a Race-Tex em Preto com marcação às 12 horas e Pacote Sport Chrono semelhante ao do Taycan Turbo S.

O interior do Porsche Taycan Turbo GT
O interior do Porsche Taycan Turbo GT

O primeiro recorde

Entretanto e apesar de só agora estar a ser oficialmente apresentado, o Porsche Taycan Turbo GT com pacote Weissach tornou-se já, no passado dia 23 de fevereiro de 2023, o veículo elétrico de produção em série mais rápido no Weathertech Raceway Laguna Seca, na Califórnia.

Com o piloto de testes da Porsche, Lars Kern, ao volante, a versão mais radical do Taycan conseguiu cumprir uma volta em 1:27.87 min, estabelecendo, assim, um novo recorde da pista.

Recordar, ainda, que, pouco tempo antes, uma versão de pré-produção estabeleceu um novo recorde também no Nordschleife, ao fazer uma volta ao famoso anel norte do circuito alemão de Nürburgring, em 7:07.55 minutos. Ou seja, menos 26s que a volta mais rápida conseguida pelo mesmo piloto, ao volante de um Taycan Turbo S equipado com o pacote Performance.

O momento da comemoração do recorde em Laguna Seca
O momento da comemoração do recorde em Laguna Seca

Com um preço acima dos 250 mil euros 

A terminar, referir apenas que, tanto o novo Porsche Taycan Turbo GT, como a variante com pacote Weissach, estão desde já disponíveis para encomenda, com um preço de entrada de 252 795 Euros.

Já a entrega das primeiras unidades, está prevista apenas para a próxima primavera.