Mobieco

Publicidade

Primeira aparição. Polestar 5 mostra-se em Goodwood com 884 cv de potência

Texto: Francisco Cruz
Data: 23 de Junho, 2022

A Polestar acaba de mostrar, pela primeira vez, em público, o seu mais recente modelo, Polestar 5. Um Grand Turismo 100% elétrico, para já, ainda na fase de protótipo, mas também a prometer predicados de respeito, como é o caso dos 884 cv de potência.

Esta nova berlina, que a marca sueca de automóveis desportivos elétricos pretende lançar no mercado apenas em 2024, foi apresentada, pela primeira vez, ao vivo, no Festival de Velocidade de Goodwood, cujas portas abriram esta quinta-feira. E no qual o Polestar 5 promete participar a famosa subida da rampa de Goodwood, entre hoje, 23 de julho, e o próximo domingo, dia 26.

Segundo a Polestar, o futuro sedan desportivo subirá a rampa duas vezes por dia, integrado no grupo ‘First Glance’, que, em português, significa ‘Primeiro Olhar’.

Embora ainda de camuflado, o Polestar 5 realiza, assim e no fundo, mais uma etapa do seu desenvolvimento, a cargo de equipas, quer na Suécia, quer no Reino Unido.

LEIA TAMBÉM
E não estará sozinho! Polestar 5 vai estrear-se disputando a rampa de Goodwood

De resto e segundo também revela o fabricante sueco pertencente à Volvo, a plataforma mecânica do modelo tem vindo a ser trabalhada pela equipa sedeada no Reino Unido, a qual desenvolveu um exclusivo chassis em alumínio soldado, capaz de garantir evidenciar propriedades dinâmicas que possam tornar a experiência de condução particularmente atrativa.

Já na Suécia, continua em curso o desenvolvimento do novo grupo motopropulsor elétrico, que a Polestar promete vir a ser o melhor da sua categoria, que, além da promessa de uma potência máxima na ordem dos 650 kW, ou seja, 884 cv, deverá beneficiar, ainda, de uma arquitectura de 800V.

“O novo grupo motopropulsor no qual estamos a trabalhar será a nova referência da marca para os nossos automóveis de elevadas prestações”, afirma o CTO e Head of R&D da Polestar, Jörg Brandscheid, acrescentando que “a combinação da melhor engenharia de motores elétricos, com avanços na tecnologia das plataformas ligeiras, terá como resultado automóveis verdadeiramente espetaculares a partir do ponto de vista do condutor.»

Já no entender do CEO da Polestar, Thomas Ingenlath, «o Polestar 5 é um projeto que nos define enquanto empresa”, sendo que, “o design progressivo e a engenharia avançada dão o tom para o futuro da Polestar.”

“Temos muito talento, o que nos permite criar EV verdadeiramente icónicos.”, conclui o mesmo responsável.

Recordar este GT elétrico de 4 portas é anunciado pela própria Polestar como uma evolução do Precept, protótipo apresentado em 2022.