Mobieco

Publicidade

DeLorean está de regresso a um futuro… elétrico

Texto: Carlos Moura
Data: 31 de Maio, 2022

O DeLorean está de regresso, mas como um GT elétrico com portas em forma de asas de gaivota e quatro lugares. Em homenagem ao tempo de viagem do DMC-12 original do filme “Regresso ao Futuro”, serão produzidas apenas 88 unidades…numa primeira fase. Outros modelos, porém estão na “calha”.

Celebrizado pelo filme “Regresso ao Futuro” de 1985, protagonizado por Michael J. Fox, o DeLorean está de regresso, mas agora como um GT elétrico com asas de gaivota.

Desenhado pela Italdesign, tal como o seu antecessor DMC-12, o DeLorean Alpha5 oferece um habitáculo para quatro ocupantes em vez de dois e conta com uma cadeia de tração elétrica a bateria.

DeLorean Alpha5

O Alpha5 também se distingue do DMC-12 pelas linhas curvilíneas da carroçaria, com um  coeficiente de 0.23, enquanto a caraterística linha coupé da janela foi substituída por uma mais moderna.

Não obstante, o Alpha5 segue a tradição do seu antecessor, graças às portas em asas de gaivota que ocupam quase toda a largura entre os eixos, as jantes de grandes dimensões e uma linha direita que percorre toda a carroçaria, além de uma janela traseira com aberturas.

Estilo futurista

Na parte dianteira, os grupos óticos finos em LED fundem-se com a grelha que orgulhosamente exibe ao centro o emblema da DeLorean em vez do logotipo DMC típico do carro antigo. A secção frontal conta ainda com um elemento iluminado em V em ambos os pára-choques, com um splitter à frente e um grande difusor atrás.  

LEIA TAMBÉM
Alec Baldwin vai ser John DeLorean

A tampa da bagageira possui luzes traseiras distribuídas por três linhas horizontais, que fazem recordar a forma das luzes anteriores do DMC-12. As portas em asas de gaivota também têm elementos iluminados, quer à frente, quer atrás, aumentando a sua visibilidade quando estão abertas.

Em termos de dimensões, o DeLorean Alpha5 tem um comprimento de 4,99 metros, uma largura de 2,04 metros e uma altura de apenas 1,37 m. Isto significa que é ligeiramente mais comprido, mais largo e mais baixo do que o Porsche Taycan.

As grandes portas em forma de asa de gaivota facilitam o acesso ao habitáculo que tem quatro bancos individuais. O painel de bordo é caraterizado por linhas simples e um painel de instrumentos digital, localizado atrás de um moderno volante cortado.

Quatro lugares individuais

Existe um segundo ecrã tátil mais pequeno para o sistema de infoentretenimento qie está montado no topo de uma consola central flutuante e parece ser um conjunto de comandos físicos para o ar condicionados, localizados junto a um compartimento para carregamento por indução.

A DeLorean não divulgou dados relativos à plataforma utilizada, mas avançou com alguns dados relativos ao modelo “Base Performance”. A bateria de 100 kWh permite uma autonomia superior a 483 km e apesar de não ter sido revelada a potência dos motores elétricos, a aceleração dos 0 aos 100 km/h é efetuada em 2,99 segundos, sendo necessários 4,35 segundos para atingir os 142 km/h. A velocidade máxima é de 250 km/h.

Apesar da DeLorean Motor Company ter sede nos Estados Unidos, a produção do Alpha5 terá lugar em Itália e a linha motriz elétrica virá de um parceiro no Reino Unido.

O Alpha5 terá uma produção inicial de 88 unidades, uma referência à velocidade do tempo de viagem do DMC-12 nos filmes das série “Regresso ao Futuro”. Todavia, este não será o único modelo da marca, já que a DeLorean já está a trabalhar num coupé V8, numa berlina elétrica e num SUV a hidrogénio.