Pneus sem ar chegam na próxima década

Texto: Nuno Fatela
Data: 6 Junho, 2019

De momento já existem os run flat, mas parar para substituir uma roda vai cada vez mais passar à história, pois a Michelin e a GM prometem pneus sem ar no mercado em 2024

Uma das tarefas mais chatas que um condutor pode ter é ir até à mala do carro, tirar o pneu de substituição e o macaco, e meter mãos à obra para mudar o pneu. E se já existem soluções como os kit anti-furo e os pneus run flat, o futuro promete ser ainda melhor. A Michelin e a GM testam já com o Chevrolet Bolt pneus sem ar, o Uptis, esperando que estes protótipos passem à produção em 2024.

Designado Uptis, este protótipo da General Motors e da Michelin está a ser testado com o elétrico Chevrolet Bolt
O objetivo é ter pneus sem ar em produção no ano de 2024
São destacadas três grandes vantagens do Uptis:
1. Mais Segurança
2. Menos tempo perdido para os profissionais do volante com trocas de pneus
3. Menor recurso a matérias primas, com o Uptis a ser fabricado de materiais recicláveis ou mesmo já reutilizados
Anualmente são eliminados prematuramente 200 milhões de pneus com furos, demasiado desgaste e outros problemas. Logo, a poupança de matérias primas é óbvia
Além disso, é considerado que os pneus sem ar estão especialmente adaptados para veículos elétricos, car-sharing e outras novas soluções de mobilidade.
O motivo é a redução dos tempos de imobilização das viaturas para manutenção
O Uptis foi desenvolvido com base em quatro pilares da Michelin para os pneumáticos do futuro: sem ar, conetado, imprimível a 3D e 100% sustentável

Com apresentação marcada para a cimeira de mobilidade Movin’On, no Canadá, estes pneus apresentam diversas vantagens. Mas as mais significativas que a Michelin e a GM destacam são evitar perdas de tempo, menor uso de matérias primas e mais segurança. Para nós, há que destacar outras: não ter de contar 30 metros para colocar o triângulo, não sujar as mãos e não ter de andar a puxar pelos braços para ver o macaco praticamente não se mexer…

 

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