Publicidade

Novos Peugeot 3008 e 5008 Hybrid. Conheça os detalhes da nova tecnologia de 48V

Texto: Carlos Moura
Data: 16 de Fevereiro, 2023

A Peugeot apresentou a sua nova tecnologia Hybrid de 48V que vai ser estreada nos SUV 3008 e 5008. A marca anuncia uma redução de até 15% no consumo de combustível em comparação com as motorizações a gasolina equivalentes.

A Peugeot está a acelerar o seu programa de eletrificação e além de modelos totalmente elétricos a serem lançados num futuro próximo, a marca do leão também está a introduzir uma motorização micro-híbrida de 48V que será utilizada em toda a sua gama.

O novo motor a gasolina 1.2 PureTech com sistema de 48V foi anunciado originalmente em outubro de 2022, mas só agora a marca francesa avança com os detalhes, já que será estreado pelos SUV Peugeot 3008 e 5008 Hybrid.

Peugeot 3008 vai receber tecnologia micro-híbrida de 48V para baixar consumo e emissões

O novo motor vem substituir o anterior 1.2 PureTech 130 não eletrificado, permitindo aumentar ligeiramente a potência e diminuir o consumo até 15%. Graças à tecnologia micro-híbrida de 48V e um uso mais alargado do sistema start-stop, um SUV como o 3008 pode circular mais 50% do tempo em modo elétrico (nos arranques, estacionamento e condução a baixa velocidade), apesar de ter uma bateria bastante mais pequena do num sistema totalmente híbrido.

Menos consumo e emissões

O motor de três cilindros de 1199 cc está associado a um turbocompressor de geometria variável e funciona sob o ciclo Miller. Conta ainda com um motor elétrico que desenvolve uma potência de 28 cv e um binário de 55 Nm integrado na nova caixa de dupla embraiagem de seis velocidades (e-DSC6), que transmite a potência às rodas dianteiras.

A energia das desacelerações e travagens é armazenada numa bateria de 48V, localizada por baixo do banco dianteiro esquerdo e tem uma capacidade bruta de 898 Wh, sendo 432 Wh utilizáveis.

LEIA TAMBÉM
Peugeot introduz tecnologia microhíbrida e novos elétricos

A potência combinada da linha motriz eletrificada é de 136 cv e o binário de 230 Nm, o que representa um acréscimo de 6 cv face à motorização atual de 130 cv.

Além disso, a tecnologia de 48V pode assegurar uma redução no consumo de combustível até um litro por por cem quilómetros percorridos em ciclo WLTP no Peugeot 3008 Hybrid (menos 2,5 l/100 km em cidade e menos 0,7 l/100 km em estrada), assim como uma diminuição das emissões de dióxido de carbono de até 20 g/km,

Imagem inalterada

As versões mild-hybrid do 3008 e 5008 não apresentam alterações visuais relativamente ao resto da gama. Assim, a única forma de distinguir é através do som emitido pelo sistema AVAS (Acoustic Vehicle Alerting System) quando o motor de combustão é desligado a velocidades inferiores a 30 km/h.

O cockpit digital conta com novos gráficos para o sistema eletrificado

No interior, os SUV eletrificados possuem novos gráficos no cockpit digital que mostram o fluxo de energia, o potenciómetro (Charge, Eco, Power), o nível de carga da bateria e a percentagem de condução em modo zero após cada viagem. Quando o motor de combustão está desligado, o velocímetro fica azul.

Os Peugeot 3008 e 5008 Hybrid vão ser produzidos na fábrica de Sochaux em França, estando prevista a comercialização na Europa no segundo semestre de 2003.