Hoje em dia desaparecida do segmento D, a Opel prepara-se agora para regressar, com um sucessor do recentemente desaparecido Insignia, embora já não produzido na icónica fábrica da marca em Rüsselsheim. Onde, então? Na não menos emblemática fábrica de Melfi, um dos baluartes da Fiat.
A notícia foi avançada pela Automotive News Europe, com base em informações recolhidas junto dos sindicatos que operam em Melfi, fábrica italiana onde hoje em dia é produzido o Fiat 500X, o Jeep Renegade e o Jeep Compass. Este último, o único que tem já garantida nova geração, a qual continuará a sair das linhas de montagem da unidade de produção localizada no sul de Itália.
Segundo as mesmas fontes, o futuro Insignia deverá partilhar muito dos componentes com a próxima geração DS 9, tornando-se, assim, também elétrico.
Ao mesmo tempo, a berlina da Opel deverá sofrer, também, uma transformação em termos estéticos, passando a ostentar, tal como o DS 9, um visual do tipo liftback de cinco portas, embora e no caso do Insignia, com linhas inspiradas nos concepts Manta-e e Experimental.
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Já como base, tanto o Opel, como o DS, deverão adoptar plataformas dedicadas, concebidas de origem para servirem propostas 100% elétricas, e nas quais o grupo Stellantis trabalha, há já algum tempo.
A Automotive News Europe avança ainda que esta nova geração de veículos começará a chegar já entre 2024 e 2026, até porque, Melfi, está já preparada para ver substancialmente aumentada a sua capacidade de produção.
Aliás, a fábrica italiana terminou 2021 com um produção total de 163.464 veículos, depois de, por exemplo, em 2015, ter produzido, só durante esse ano, 393.000 carros.