Publicidade

40 anos. Conheça as seis gerações do Opel Corsa

Texto: Carlos Moura
Data: 1 de Maio, 2022

Desenvolvido para o segmento B e com um posicionamento abaixo do Kadett, o Opel Corsa foi lançado há 40 anos e já conheceu seis gerações. Também é um dos modelos de maior sucesso da marca alemã com mais de 14 milhões de unidades comercializadas desde 1982. 

No ano em que a Opel assinala o seu 160º aniversário, um dos seus modelos mais vendidos de sempre, o Corsa, também comemora o 40º aniversário. Lançado em 1982, este modelo do segmento B já vai na sexta geração e acumula mais de 14 milhões de unidades comercializadas.

O Corsa foi projetado para se posicionar abaixo do Kadett, um modelo de pequenas dimensões que tinha sido desenhado para disponibilizar ao mercado um automóvel de custo acessível. 

Seis gerações do Opel Corsa

Com o decorrer dos tempos, o pequeno Kadett cresceu e tornou-se mais potente, aproximando-se do segmento dos familiares. Isto deixou espaço para a introdução de um modelo mais compacto para o segmento B.

Sempre tecnologicamente evoluído

A primeira unidade do novo modelo saiu da linha de produção da fábrica de Saragoça, construída pouco tempo antes, no outono de 1982. Desde então já foram produzidas mais de 14 milhões de unidades, a maioria das quais construídas em Saragoça e Eisenach.

O sucesso do utilitário da Opel deve-se em grande parte às tecnologias que foram sendo introduzidas nas suas seis gerações e que anteriormente só estavam disponíveis em veículos de segmentos superiores. 

LEIA TAMBÉM
Novo Opel Corsa já tem preços

Entre essas tecnologias destaque para os sistemas de segurança e assistência como o ABS e os airbags, bem como a câmara frontal com indicação da distância, o reconhecimento de sinais de trânsito e o assistente de manutenção na faixa de rodagem e ainda, mais recentemente, a iluminação adaptativa e anti encadeamento Intelli-Lux LED Matrix. Na geração mais recente, apresentada em 2019, também passou a estar disponível numa versão elétrica a bateria. 

Corsa A: 1982 – 1993

Com um comprimento de 3,62 metros, o primeiro Opel Corsa destacava-se pelas dimensões compactas, pelos guarda-lamas vincados e salientes, tal como um carro de ralis, e um coeficiente de arrasto excecionalmente baixo de 0,36, o que era, possivelmente, um recorde no seu segmento. 

O designer-chefe, Erhard Schnell, tinha criado um pequeno veículo desportivo, com linhas bem definidas e cinzeladas, destinado a apelar particularmente ao chamado “homem da casa”. 

A versão mais desportiva foi a GSi de 100 cv numa gama que também passou a contar com motores diesel. A oferta também foi alargada em 1985 com o modelo de cinco portas que se veio juntar ao duas portas, na carroçaria hatchback e notchback.  

O Opel Corsa conheceu uma elevada popularidade, tendo sido produzidas mais de 3,1 milhões de unidades.

Corsa B: 1993 – 2000 

A segunda geração do Opel Corsa surgiu em 1993 e foi projetada para ser mais apelativa junto do público feminino. O design do novo modelo foi elaborado por Hideo Kodama, que criou um Corsa muito mais redondo e suave, com apelativos faróis circulares que encaixaram perfeitamente no seu visual atraente e mais jovem. 

O Corsa B era dez centímetros mais longo e mais espaçoso por dentro do que o seu antecessor, ao mesmo tempo que também introduzia padrões de segurança mais elevados no seu segmento, incluindo a travagem ABS, proteção contra impactos laterais e airbags frontais. 

Nalguns mercados, a oferta da carroçaria hatchback foi reforçada com a notchback, bem como as variantes station wagon e pickup. Os motores a gasolina já contavam com tecnologia como a injeção de combustível e catalisadores, enquanto o GSi contava com cabeça de 16 válvulas e a potência Diesel era agora associada à sobrealimentação. 

As vendas da segunda geração do Corsa ultrapassaram quatro milhões de unidades em todo o mundo. 

Corsa C: 2000 – 2006

A lenda do design da Opel Hideo Kodama voltou a ser responsável pelo design da terceira geração do Corsa, cujo estilo não fugiu muito à fórmula de sucesso do seu antecessor. 

O utilitário da Opel cresceu mais dez centímetros, graças a uma distância entre eixos mais longa, que permitiu aumentar consideravelmente o espaço interior. Pela primeira vez, a carroçaria foi totalmente galvanizada. 

A gama recebeu sofisticados motores a gasolina ECOTEC com quatro válvulas por cilindro e os novos motores turbo Diesel de injeção direta asseguraram potência, baixo consumo de combustível e valores de emissões mais reduzidos, uma vez que todas as variantes já cumpriam as normas de emissão Euro 4. 

O Corsa C também conheceu um elevado sucesso comercial, tendo sido vendidas 2,5 milhões de 2,5 milhões de unidades. 

Corsa D: 2006 – 2014

A quarta geração do Corsa carateriza-se pela separação do estilo entre os modelos de três e cinco portas. A primeira variante assumiu um design específico, inspirado ao de coupé e destinava-se a clientes mais desportivos, tal como o Corsa A original. 

O modelo de cinco portas, por seu lado, tornava-se num espaçoso automóvel familiar. O Corsa D ainda tinha menos de quatro metros de comprimento, ainda que tenha crescido para exatamente 3,999 metros. 

Com a tecnologia ecoFLEX da Opel, o Corsa passou a contar com sistemas Start/Stop economizadores de combustível e motores mais eficientes. A versão 1.3 CDTI ecoFLEX consumia apenas 3,3 l/100 km durante o ciclo combinado e emitia apenas 88 g/km de CO2 (de acordo com o ciclo NEDC). 

A quarta geração do Corsa vendeu mais de 2,9 milhões de unidades. 

Corsa E: 2014 – 2019

Pela primeira vez, o Opel Corsa ultrapassou os quatro metros de comprimento, tendo sido projetado para oferecer um maior conforto aos utilizadores e avançadas tecnologias.

O volante aquecido, o aquecimento dos bancos e o controlo automático da climatização estavam disponível assim como a câmara frontal com indicador de distância, o reconhecimento de sinais de trânsito e assistência à manutenção na faixa de rodagem.

Os condutores do Corsa passaram a estar conectados através dos sistemas de infotainment IntelliLink compatíveis com Apple CarPlay e Android Auto, incluindo um ecrã tátil a cores de sete polegadas. 

O modelo desportivo topo de gama foi, inicialmente, o Corsa OPC com motor de 207 cv e, mais tarde, também foi introduzido Corsa GSi com 150 cv. 

Corsa F: 2019 – 

A sexta geração do Opel Corsa foi apresentada no Salão Automóvel Internacional de Frankfurt de 2019 e, pela primeira vez, também está disponível numa versão elétrica a bateria.   

Uma das inovações nesta geração e no segmento dos utilitários é a iluminação adaptativa, anti-encadeamento, Intelli-Lux LED Matrix. Além disso, são propostos inúmeros sistemas de assistência de última geração, tais como o alerta de colisão frontal com travagem automática de emergência e deteção de peões, bem como o regulador adaptativo de velocidade baseado em radar, que tornam a condução ainda mais segura e descontraída. 

O Opel Corsa F apresenta um comprimento exterior de 4,06 metros e apesar da linha do tejadilho do tipo coupé ser 4,8 centímetros mais baixa do que o seu antecessor não houve qualquer prejuízo em termos de espaço em altura. 

A posição de condução diminui 2,8 centímetros em altura, enquanto o baixo centro de gravidade beneficia o desempenho de condução, assim como o comportamento em estrada. 

Esta geração do Opel Corsa conta com uma versão elétrica, cuja linha de motriz inclui um motor elétrico de 100 kW (136 cv) e bateria de 50 kWh, que proporciona uma autonomia de até 330 quilómetros em ciclo WLTP.