Um mês depois do surgimento dos rumores, a confirmação: a Mini está a preparar uma versão com motor exclusivamente elétrico da sua versão mais desportiva, John Cooper Works. Em princípio, ainda para esta década.
A confirmação acaba de ser feita, inclusivamente com fotos do futuro modelo, ainda que de camuflado, pela própria Mini, que, mesmo sem revelar muitos detalhes, assume que “estamos a prepararmo-nos para dar o próximo passo no desenvolvimento do Mini John Cooper Works (JCW) elétrico”.
No entanto e apesar da oficialização desta decisão, a Mini também assegura que tal não significa o fim das versões JCW com motores de combustão, as quais, acredita o fabricante, vão “continuar a desempenhar um papel importante” na oferta.
Quanto ao veículo de desenvolvimento aqui apresentado, nas fotos, é caso para dizer que, nem mesmo a profunda camuflagem, esconde uma estética que não defrauda, em nada, as expectativas; pelo contrário, basta observar um pouco mais atentamente para confirmarmos a presença, entre outros pormenores, de um airelon traseiro, a procurar imitar o JCW GP. E a que se junta, depois, uma grelha frontal totalmente fechada e a ausência de ponteiras de escape, duas soluções “importadas” do também 100% elétrico Mini Electric.
LEIA TAMBÉM
Com 306 cv. Mini John Cooper Works GP já chegou…. e já esgotou
Apesar desta aposta agora assumida, a verdade é que a Mini não é o primeiro construtor a fazer de um elétrico, um pequeno hot-hatch.
Antes desta, já a Renault apresentara, em março de 2017, o Zoe E-Sport Concept, a anunciar 462 cv de potência e 640 Nm. Valores que, muito provavelmente, a Mini quererá igualar, ou até mesmo ultrapassar…
Aliás e como exemplo, basta recordar o Mini Electric já em comercialização, a anunciar 184 cv e 270 Nm, a permitir uma aceleração dos 0 aos 100 km/h em 7,5s, assim como uma aceleração máxima de 150 km/h.
No entanto, importa também de destacar que o Mini Electric conta apenas com um motor e uma bateria de 32,6 kWh, componentes que lhe permitem anunciar uma autonomia de 234 km. Características que, certamente, o Mini John Cooper Works elétrico se prepara para ultrapassar, a começar pela potência e número de motores, assim como pela autonomia…