Atualmente, a procurar afirmar no mercado o seu primeiro modelo elétrico, a britânica Mini promete não ficar aqui. Segundo as últimas notícias, a marca britânica estará já preparar mais uma proposta de emissões reduzidas: um Cooper S PHEV.
Depois de já terem sido avistados protótipos daquele que será o restyling do Mini de três portas, eis que, agora, sites internacionais avançam que, a caminho, poderá estar uma nova variante, menos poluente, do Mini de cinco portas – nada mais, nada menos, que uma versão híbrida plug-in do Cooper S.
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Segundo a britânica Autocar, a confirmação de que Mini estará a desenvolver, em conjunto com o restyling do três portas, um versão plug-in hybrid, ou PHEV, resulta do surgimento de um protótipo com a etiqueta “E-FZG”. Sinónimo de que o sistema propulsor é composto por um motor de combustão, acrescido de componentes elétricos.
Ainda de acordo com a mesma publicação, o mais certo é que esta nova motorização seja uma variação do sistema híbrido aplicado no Countryman Cooper S All4, permitindo, assim, ao cinco portas, intrometer-se num luta onde já se dirimem propostas como o Volkswagen Golf GTE ou o Mercedes-Benz 250 e.
Por conhecer, continua, no entanto, se esta transição se fará, no caso do Cooper S, de uma forma plena, ou seja, com o modelo a passar a existir apenas como PHEV, ou se, pelo contrário, esta nova motorização irá conviver com outras, exclusivamente de combustão. Sendo que, dúvidas, permanecem, igualmente, quanto à data em que esta proposta poderá chegar ao mercado.
A justificar esta incerteza, o facto da BMW ter decidido adiar o desenvolvimento da nova geração Mini, devido não só aos custos inerentes à necessidade de fazer crescer a fábrica de Oxford, mas também à incerteza resultante da saída da Grã-Bretanha da União Europeia.
Novo Mini, nova plataforma, novo sistema híbrido
Apesar destes aspectos, certo parece ser que o próximo Mini hatchback terá por base uma nova plataforma, que não a atual UKL1, e que até poderá ser desenvolvida em conjunto com o novo parceiro chinês Great Wall.
No caso específico do Cooper S PHEV, as indicações apontam para que a propulsão seja assegurada por um sistema híbrido plug-in com base num três cilindros 1.5 Turbo a gasolina a debitar 136 cv de potência e 220 Nm de binário, a que a componente elétrica deverá acrescer mais 88 cv e 165 Nm.
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Com esta solução, o Mini Cooper S PHEV deverá conseguir uma autonomia elétrica maior que os cerca de 40 quilómetros anunciados pelo Countryman PHEV, ainda que, com o acréscimo de peso, o mais certo seja que o hatchback venha a sofrer penalizações nas prestações.
Quanto ao resto, expectável é, também, que o hatchback venha a beneficiar de muitas das soluções desvendadas com o recentemente atualizado Countryman, com alterações muito suaves na estética, além da introdução do novo painel de instrumentos 100% digital e de um novo ecrã táctil de 8,8″, além de uma série de novas soluções de personalização.