Publicidade

Anúncio feito com teaser. Mercedes-AMG C63 já tem data de apresentação

Texto: Francisco Cruz
Data: 20 de Setembro, 2022

Depois de ter levado um protótipo que, segundo a marca, já estava muito perto da versão de produção, ao último Festival de Velocidade de Goodwood, eis que a Mercedes-AMG acaba de difundir o último teaser daquela que será a nova geração do C63. E, desta feita, já com data de apresentação definida!…

Rival anunciado do BMW M3, o novo Mercedes-AMG C63 acaba, assim, de ver a sua apresentação oficialmente agendada para dia 21 de setembro, ou seja, já na próxima quarta-feira.

Quanto ao modelo propriamente dito, a verdade é que já pouco há para descobrir, especialmente, depois da AMG ter assumido publicamente que, por exemplo, não existirá um C63 de tracção traseira, como acontece até aqui. Pelo contrário, só será disponibilizado com sistema 4MATIC, ou seja tracção integral permanente.

O atual AMG C 63 já tem sucessor a caminho
O atual Mercedes-AMG C 63 já tem sucessor a caminho… e com data de apresentação fixada

Igualmente coisa do passado, é o V8 que impulsa o modelo atual e que, conforme os responsáveis de Affalterbach fizeram questão de reiterar, por diversas vezes, nos últimos tempos, será substituído pelo mesmo bloco M139 de quatro cilindros 2,0 litros que equipa as versões 45. Ainda que e naturalmente, a debitar mais potência (fala-se em 680 cv…), além de montado longitudinalmente.

LEIA TAMBÉM
Já começou. Mercedes desvenda como é fabricado um AMG One

Já sobre o traseiro, um motor elétrico, acoplado a uma bateria de 6,1 kWh, tornará o novo C63 precisamente isso que o leitor está a pensar: um híbrido plug-in (PHEV). Capaz de, por exemplo, anunciar um funcionamento (e respectiva autonomia) em modo puramente elétrico.

De resto, os rumores apontam no sentido de, juntamente com o sedan, surja igualmente uma carrinha AMG C63, para lutar directamente com a nova e estreante BMW M3.

Uma versão carrinha do próximo AMG C63 4MATIC é algo que ainda não está garantido
Uma versão carrinha do próximo AMG C63 4MATIC é algo que ainda não está garantido

Dúvidas, tanto numa versão, como noutra, é o peso agregado ao facto de se te tratar de um PHEV, pois, embora o motor de quatro cilindro seja mais leve que o V8, é preciso contemplar o peso acrescido do motor elétrico e bateria. Podendo, por isso, suplantar, mesmo, o peso do C63 atual.

A terminar, recordar apenas que a Mercedes-AMG não tem previsto lançar uma variante Coupé ou Cabriolet deste C63, uma vez que, os modelos de duas portas, fundir-se-ão, para dar origem ao CLE.