Publicidade

Já começou. Mercedes desvenda como é fabricado um AMG One

Texto: Francisco Cruz
Data: 11 de Agosto, 2022

Culminando um processo iniciado há cerca de cinco anos, a Mercedes-Benz acaba de anunciar, de forma oficial, a entrada em produção do incomparável Mercedes-AMG One. Proposta da qual serão fabricadas apenas 275 unidades, com as entregas a começarem no final de 2022, e cujo (complicado) processo de fabrico a Mercedes revela, um pouco, agora.

Sobre esta fase de produção, que segundo a Mercedes-Benz começará com uma reduzida série exclusiva, a marca da estrela avança que a montagem do veículo terá lugar em Coventry, no Reino Unido, onde, em conjunto com a Multimatic, foi criada uma fábrica exclusiva para produção de pequenas séries de modelos.

Já a cadeia cinemática híbrida, baseada na tecnologia utilizada na Fórmula 1 e traduzida num motor V6 turbo de 1,6 litros, ao qual se somam quatro motores elétricos, será construída pela Mercedes AMG High Performance Powertrains, em Brixworth, Inglaterra. A qual, recorde-se, já é a responsável pelo desenvolvimento e produção das unidades de propulsão dos monolugares da equipa Mercedes AMG Petronas F1.

O bloco V6 1.6 turbo híbrido de 1.063 cv é montado em Brixworth, nas instalações da AMG High Performance Powertrains
O bloco V6 1.6 turbo híbrido de 1.063 cv é montado em Brixworth, nas instalações da AMG High Performance Powertrains

Ainda sobre a produção deste modelo que a própria Mercedes-Benz fez questão de apresentar como um Fórmula 1 homologado para estrada, o fabricante automóvel alemão revela que a construção de cada uma das 275 unidades previstas será realizada manualmente, ao longo de um total de 16 estações de montagem e testes.

LEIA TAMBÉM
Mercedes-AMG One é o Fórmula 1 de estra
da com 1063 cv

Um processo que começa, na primeira estação, com a montagem dos componentes mecânicos e de alta tensão, bem como a instalação dos componentes essenciais à cadeia cinemática, terminando apenas na estação 16, onde o veículo é submetido a uma cabina de luz, para inspecção visual de todas as superfícies e testes técnicos de funcionamento de todos os componentes.

De resto, a Mercedes-Benz revela ainda que cada um dos AMG One será montado com recurso a mais de 50 especialistas e com sucessivas e rigorosas inspecções de qualidade. Resultando, assim, numa extensa documentação de todo o processo de produção, em que até mesmo os componentes a utilizar são previamente seleccionados.

São mais de 50 os especialistas envolvidos no fabrico de cada uma das 275 unidades do AMG One
São mais de 50 os especialistas envolvidos no fabrico de cada uma das 275 unidades do AMG One

A terminar todo este processo, um ensaio de cada veículo no campo de testes próximo da fábrica, com cada uma das unidades a ser sujeita à aprovação final por um piloto de testes de fábrica. A qual, uma vez assegurada, levará ao processo de protecção do veículo para transporte rumo à sede da Mercedes-AMG em Affalterbach.

Será aí, em Affalterbach, que os especialistas no Mercedes-AMG One fornecerão todas as instruções técnicas sobre o veículo aos futuros proprietários e procederão à entrega dos mesmos.

Será em Affalterbach que os Mercedes-AMG One serão entregues aos respectivos proprietários
Será em Affalterbach que os Mercedes-AMG One serão entregues aos respectivos proprietários