Publicidade

Europa também poderá ser afectada. McLaren adia estreia do Artura nos EUA

Texto: Francisco Cruz
Data: 3 de Janeiro, 2022

Embora já em comercialização na Europa, o McLaren Artura acaba de ver o seu lançamento nos EUA adiado, sendo igualmente de prever atrasos nas entregas, no Velho Continente. O motivo? É isso mesmo – a escassez no fornecimento de semicondutores.

A revelação foi feita pela Automotive News, recordando que o Artura tinha lançamento previsto, nos mercados do outro lado do Atlântico, durante este último outono. Algo que, no entanto, acabou por não acontecer, com o porta-voz da McLaren, Roger Ormisher, a justificar, à publicação, as razões do atraso.

Aliás e segundo o mesmo porta-voz, a escassez de semicondutores que tem afectado, de uma forma geral, toda a indústria automóvel, deverá levar a que o Artura não desembarque nos EUA antes de julho próximo.

McLaren Artura
McLaren Artura

De resto, importa também recordar que este não é o primeiro atraso sofrido por este modelo, o qual chegou a ter lançamento previsto, na Europa, durante o outono de 2020. Intenção que acabou não se concretizando, levando mesmo a que o Artura só começasse a chegar aos concessionários europeus no verão de 2021.

LEIA TAMBÉM
McLaren Artura. Primeiro híbrido de produção em série chega com 670 cv

Segundo também apurou, junto de outra fonte, a Automotive News, o facto de estar a debater-se com problemas no fornecimento de cemidcondutores, terá levado a McLaren a encaminhar todo o fornecimento para os modelos em que possui maiores margens de lucro. Deixando, mais de lado, os restantes modelos, como é o caso do Artura.

Um salto no escuro?…

De resto e certamente a justificar, também, esta opção, o facto do Artura ser o primeiro modelo híbrido de produção em série na gama da McLaren, representando, também, não somente um salto tecnológico, como uma “primeira experiência” da marca junto dos seus clientes.

O Artura é o primeiro híbrido de produção em série da McLaren
O Artura é o primeiro híbrido de produção em série da McLaren

O desportivo apresenta um trem de força que conjuga um motor elétrico, acoplado à transmissão, com bloco V6 3.0 turboalimentado. Solução que permite anunciar uma potência máxima de 680 cv (500 kW) e 804 Nm de binário, capazes de garantir uma aceleração dos 0 aos 100 km/h em apenas 3,0 segundos.

Já a velocidade máxima, surge fixada nos 329 km/h, graças também à intervenção de uma caixa automática de dupla embraiagem e oito velocidades.