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MAN reforça gama TGE com novas versões de tração integral

Texto: Carlos Moura
Data: 23 de Julho, 2020

A MAN passou a disponibilizar versões de tração integral com pesos brutos de 5,0 a 5,5 toneladas na gama TGE. Desenvolvido pela Oberaigner, o sistema assegura a distribuição da potência em função da carga e uma excelente mobilidade em fora de estrada.

A MAN Truck & Bus reforçou a oferta da gama de comerciais ligeiros TGE, com uma nova versão de tração integral com pesos brutos de 5,0 toneladas e 5,5 toneladas. A nova solução resultou de uma parceria com o especialista austríaco Oberaigner para as conversões dos veículos de tração às quatro rodas.

A oferta de veículos ligeiros de tração integral como chassis-cabina, furgões ou miniautocarros passou a ser complementada por veículos com pesos brutos de 5,0 a 5,5 toneladas.

As áreas típicas de aplicação incluem veículos de combate a incêndio e de emergência, serviços municipais, veículos para a indústria da condução, autocaravanas todo-o-terreno ou miniautocarros com elevados requisitos de capacidade de carga.

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A solução desenvolvida pela Oberaigner inclui um sistema permanente de tração integral com tração a um único eixo frontal e caixa de transferência de três eixos com distribuição de potência dependente da carga entre os eixos (diferencial de Torsen).

Se a tração diminuir num eixo, mais binário é automaticamente transferido para o outro eixo sem demora.

Motor 2.0 TDI de 177 cv

Os novos veículos 4×4 são transformados a partir de furgões standard ou chassis-cabina com tração traseira, relação eixo traseiro de 4,7 para 1, rodado traseiro duplo e o mais potente motor diesel de 2,0 litros com 177 cv de potência e 410 Nm de binário.

As opções disponíveis incluem uma transmissão de seis ou oito velocidades e uma distância entre eixos de 3640 ou 4490 milímetros. Além disso, os furgões TGE podem ser equipados com pneus super simples como opção.

Sistema de tração integral da MAN TGE
Sistema de tração integral da MAN TGE

A MAN sublinha que a altura ao solo não sofreu alteração nesta versão de tração integral, constituindo uma vantagem se o veículo for utilizado como ambulância ou miniautocarro. Em opção, porém, está disponível a possibilidade de aumento da altura ao solo de 30 mm.

A carga útil do MAN TGE também não foi comprometida, uma vez que o sistema de tração integral tem um peso de apenas de 130 quilos. Isto significa que o MAN TGE de cabina simples, com 5,5 toneladas de peso bruto, motorização 2.0 TDi de 177 cv, distância entre-eixos curta e tração integral ainda oferece uma carga útil de aproximadamente 3370 quilos.