Mobieco

Publicidade

Para 2023. Lexus RZ 450e apresentado com tecnologia, autonomia… e luxo

Texto: Júlio Santos
Data: 20 de Abril, 2022

O primeiro Lexus nascido de raíz para ser elétrico chega a Portugal no início de 2023. O RZ 450e anuncia muitas novidades tecnológicas, como o volante tipo manche de avião e a direção “by wire”, e promete uma autonomia de 400 km e… o luxo habitual da Lexus.

A Lexus revela agora o RZ450e que tem como ponto de partida a plataforma e-TNGA que é também utilizada pelo novo Toyota BZ4X.

Com 4,8 metros de comprimento o novo SUV da marca de luxo japonesa beneficia de uma grande distância entre eixos e da colocação das rodas nos extremos da carroçaria. Características a que se juntam o capot curto e mergulhante (dada a inexistência do motor de combustão) e o perfil descendente do tejadilho até à traseira, cujo resultado é uma aparência muito dinâmica.

Apresentado num evento em que a TURBO marcou presença, o Lexus RZ 450e deverá começar a chegar a Portugal em 2023
Apresentado num evento em que a TURBO marcou presença, o RZ 450e é o primeiro modelo da Lexus a ter sido concebido, desde o primeiro momento, como um veículo 100% elétrico

A ganhar sai, também, o interior com bastante espaço e a habitual qualidade dos revestimentos, elemento central do ADN da Lexus.

LEIA TAMBÉM
Novas fotos. Lexus RZ 450e está cada vez mais próximo

O requinte e o toque exclusivo ganham, porém, uma nova expressão, já que os engenheiros japoneses focaram-se em privilegiar a simplicidade e a sobriedade, apesar de estarmos perante o Lexus mais tecnológico de sempre.

Contributo importante é dado pela redução significativa do número de botões, mesmo que as funcionalidades em termos de segurança, apoio à condução e conectividade sejam quase infinitas. O acesso às diferentes funções pode ser feito através de reconhecimento vocal ou a partir do ecrã central de 14 polegadas.

Exibindo o requinte e o luxo já habituais nos modelos da marca, o RZ 450e é também o Lexus mais tecnológico de sempre
Exibindo o requinte e o luxo já habituais nos modelos da marca, o RZ 450e é também o Lexus mais tecnológico de sempre

Alguns dos comandos mais utilizados continuam, porém, no volante que, em opção, pode assemelhar-se à manche de um avião.

Mais do que a aparência original e tecnológica, a Lexus assegura que o ‘feeling’ de condução, grande aposta da marca, sai muito beneficiado. O mérito, no entanto, cabe ao sistema de direção ‘by wire’, como nos aviões, ou seja sem qualquer ligação mecânica entre as rodas e a manche.

Utilizando um inovador sistema de direção 'by wire', o Lexus RZ 450e pode ostentar, inclusivamente um volante do tipo manche de avião
Utilizando um inovador sistema de direção ‘by wire’, o Lexus RZ 450e pode ostentar, inclusivamente um volante do tipo manche de avião

Com bateria de 71,4 kWh para cerca de 400km

A base mecânica assenta, como dissemos, na plataforma e-TNGA desenvolvida especificamente para servir os veículos 100% elétricos do Grupo.

O módulo da bateria que se distribui ao longo de todo o piso é, também, um elemento estruturante fundamental, pois contribui para a elevada rigidez e para o centro de gravidade muito baixo, características essenciais para o desempenho dinâmico.

Baseado na mesma plataforma e-TNGA do novo bZ4X, o Lexus RZ 450e utiliza à mesma bateria de 71,4 kWh do Toyota e a prometer aqui 400 km de autonomia
Baseado na mesma plataforma e-TNGA do novo bZ4X, o Lexus RZ 450e utiliza à mesma bateria de 71,4 kWh do Toyota e a prometer aqui 400 km de autonomia

Com uma capacidade de 71,4 kWh, a bateria é refrigerada a água para garantir uma maior longevidade (a Lexus diz que ao fim de dez anos ainda mantém 90% da eficácia) e, também, para reduzir os consumos que a marca promete situar-se nos 18 kWh/100 km. Um valor de referência que, a par da capacidade da bateria permite à marca anunciar uma autonomia de 400km.

Papel fundamental terão, também, os motores elétricos: um na frente com 150 kW (204 cv) e outro na traseira com 80 kW (109 cv).

Graças a uma configuração de dois motores elétricos, o primeiro Lexus concebido, de base, para ser um EV, consegue variar a tracção entre dianteira e traseira
Graças a uma configuração de dois motores elétricos, o primeiro Lexus concebido, de base, para ser um EV, consegue variar a tracção entre dianteira e traseira

A potência combinada é de 230 kW (313 cv) com a Lexus a anunciar que a gestão da potência entre os dois eixos estará a cargo do sistema Direct4 que é capaz de fazer variar essa distribuição entre 0 e 100%. Ou seja, em função das necessidades de tração, para uma condução mais segura e eficaz, é possível canalizar para cada um dos eixos desde 0 até 100% da potência disponível; o RZ 450e pode ser, então um puro tração dianteira ou traseira.

Disponível em Portugal ainda em 2022

A partir de outubro de 2022 é possível encomendar o RZ450e e a Lexus afirma que as primeiras entregas em Portugal poderão ocorrer no início de 2023.

Embora podendo ser encomendado já a partir de outubro de 2022, as primeiras unidades do novo RZ 450e só deverão começar a chegar a Portugal em 2023
Embora podendo ser encomendado já a partir de outubro de 2022, as primeiras unidades do novo Lexus RZ 450e só deverão começar a chegar a Portugal em 2023