Mobieco

Publicidade

Novas fotos. Lexus RZ 450e está cada vez mais próximo

Texto: Redação
Data: 3 de Fevereiro, 2022

A Lexus acaba de partilhar mais alguma fotos do novo Lexus RZ 450e, dois meses depois de desvendar um pouco das linhas deste crossover. O modelo japonês, totalmente eléctrico, será apresentado esta Primavera.

A Toyota e a Lexus causaram sensação em Dezembro de 2021, ao anunciarem o lançamento de 15 novos modelos 100% eléctricos até 2030. Um dos primeiros modelos desta manobra de electrificação total na Europa, América do Norte e China, é, precisamente, o Lexus RZ 450e.

Antecipado pelo protótipo LF-Z Electrified há alguns meses, ficamos agora a conhecer um pouco melhor as linhas do RZ 450e. Cujo perfil mostra grandes semelhanças com o Toyota bZ4x e com o Subaru Solterra EV, algo compreensível dado os três modelos partilharem a mesma plataforma e-TNGA, criada para veículos totalmente eléctricos.

O Lexus RZ 450e partilha a plataforma e-TNGA com o Toyota bZ4x e com o Subaru Solterra EV
O Lexus RZ 450e partilha a plataforma e-TNGA com o Toyota bZ4x e com o Subaru Solterra EV

No entanto, o tratamento dos pilares C é diferente, com o Lexus a exibir uma aparência mais fluida. Sendo que os faróis traseiros têm também um arranjo diferente dos produtos da Toyota e da Subaru, estendendo-se na horizontal por toda a tampa da mala, e prolongando-se até aos guarda-lamas.

LEIA TAMBÉM
Chega em 2022. Novo NX é também o primeiro Plug-in da Lexus

Na frente, há uma nova abordagem à grelha tradicional da Lexus. A grelha central é dispensada, uma vez que não é necessária para a refrigeração do motor, e surge agora apenas uma entrada de ar inferior e uma entrada de ar vertical de cada lado.

Interior e motor por revelar

Ainda não existem fotos do interior, mas, de acordo com informação avançada pelo site  motor1, deverá terá melhores materiais e sistema multimédia do que os modelos da Toyota e Subaru, dado o seu posicionamento premium.

O Toyota bZ4x é um irmão quase gémeo do futuro Lexus 100% elétrico
O Toyota bZ4x é um irmão quase gémeo do futuro Lexus 100% elétrico

O mesmo poderá passar-se com o motor. Tanto o Toyota bZ4x como o Subaru Solterra EV usam um motor em cada eixo, produzindo em conjunto 215 cv (160 kW), mas será de esperar que o RZ 450e ofereça mais.

Contudo, esta informação ainda não foi divulgada e a capacidade da bateria é também uma incógnita.

Aposta na eletrificação dá frutos

Esta aposta da Lexus dá continuidade ao caminho que a marca tem feito nos modelos eletrificados. Começou em 2005, com o modelo híbrido RX400h, e culminou na venda de cerca de 260 000 veículos com algum tipo de electrificação, em 2021.

O Lexus RX 400h de 2005
O Lexus RX 400h de 2005

Tanto a Lexus como a Toyota pretendem atingir a neutralidade carbónica em 2035.