Publicidade

600 km de autonomia. Concept Lexus LF-Z anuncia revolução na condução

Texto: Redação
Data: 30 de Março, 2021

Os próximos Lexus elétricos vão inspirar-se neste concept acabado de apresentar. Chama-se LF-Z, tem formato SUV e anuncia 600 km de autonomia.

As sensações de condução, o Design característico e a tecnologia elétrica são os grandes marcos deste estudo da Lexus para a sua nova geração de elétricos puros.

A marca de luxo da gigante Toyota tem na calha nada menos que 20 modelos novos ou renovados até 2025, dos quais dez serão electrificados (híbridos e elétricos puros). O foco nas sensações de condução e no estilo são assumidos por este concept LF-Z.

O LF-Z Concept opta pela carroçaria hoje em dia mais em voga – a de um SUV

A direção elétrica by-wire parece vir associada a um volante tipo manche de avião. Também é um dos elementos mais marcantes do modelo porque influencia tanto a sensação de condução como o estilo interior. O habitáculo “Tazuna Cockpit” também é um novo conceito.

LEIA TAMBÉM
Em Portugal. Lexus lança ‘Special Edition’ também no UX 250h

O conjunto formado pela instrumentação e tablier consiste num trio de ecrãs digitais em forma de borboleta de asas abertas. Através dele a relação com o veículo se torna especialmente direta, envolvente e intuitiva.

600 km de autonomia

Sem referir qual será o modelo de produção daqui resultante, a Lexus prefere anunciar este LF-Z como uma fonte de inspiração para os seus futuros modelos elétricos. Neste aspeto, ganha enorme importância o anúncio de uma autonomia elétrica de 600 quilómetros.

A marca não dá ainda detalhes sobre a tecnologia de baterias mas afirma que esta performance é o resultado de todo o conjunto de pequenas evoluções que envolvem o veículo. Consegue recarregar 80 por cento da autonomia em cerca de meia-hora num carregador de 150 kW. A aceleração de 0-100 km/h demora apenas três segundos,

O cockpit do Lexus LF-Z Concept

“O LF-Z Concept não é um modelo específico. É uma montra da direção que estamos a tomar tanto em termos de aparência como no feeling de condução e nas tecnologias de eletrificação”, afirma Spiros Fotinos, diretor da Lexus Europa.

A tração integral de repartição eletronicamente variável e a nova plataforma e-TGNA são as grandes bases técnicas do LF-Z. A marca anuncia mais dois novos modelos com esta estrutura, a serem apresentados ainda este ano.