Publicidade

O último de 20. Lancia Delta Futurista termina com versão Martini Legacy

Texto: Francisco Cruz
Data: 24 de Outubro, 2022

Numa altura em que a própria Lancia ainda se encontra a desenvolver o próximo Delta, preparadores como a Automobili Amos aproveitam para dar a conhecer versões revivalistas do ainda hoje famoso modelo. Neste caso, um projecto a que foi dado o nome de Futurista e do qual serão feitas apenas 20 unidades.

Apresentado há cerca de quatro anos, o projecto Lancia Delta Futurista, da autoria da Automobili Amos, traduziu-se na recuperação de um total de duas dezenas de unidades Lancia Delta originais, cujo último carro foi agora divulgado: um Delta Futurista decorado com uma pintura não menos icónica, mais conhecida como Martini Racing.

Traduzida numa pintura branca, das quais sobressaem as distintas listas vermelha e azuis de duas tonalidades, esta decoração, aplicada num Delta Integrale de 1989 totalmente recuperado, recebe, ainda, a inscrição “Martini Legacy” no spoiler traseiro.

Os vários pormenores da decoração 'Martini Legacy'
Os vários pormenores da decoração ‘Martini Legacy’

Sobre o carro propriamente dito, destaque para o facto de todos estes Futurista exibirem pára-choques, capot e tampa da bagageira, além de spoiler traseiro e tampa do motor, em fibra de carbono, como forma de manter o peso total do veículo controlado. O qual, desta forma, não ultrapassa os 1.250 kg, para um carro que recorre a um bloco 2.0 Turbo 16V para anunciar 330 cv de potência.

LEIA TAMBÉM
Lancia Delta Futurista: O regresso do mito

De resto e de forma a manter o projecto o mais fiel possível ao modelo original, este Futurista mantém, igualmente, a transmissão de quatro rodas motrizes utilizada no HF Turbo integrale, ainda que com os diferenciais reforçados, de forma a conseguirem lidar com a maior potência.

Passando ao interior, este projecto de recuperação vem com bancos Recaro revestidos a Alcantara vermelha, material que é possível encontrar, igualmente, noutros locais do habitáculo, onde não falta sequer os pedais em alumínio, além dos painéis das portas feitos sob medida.

Segue-se o Safarista

Entretanto e terminada que está a produção do último Delta Futurista, pelo qual o feliz dono terá pago qualquer coisa como 330 mil euros, a Amos Automobili está a preparar o arranque do próximo projecto, também ele baseado no Lancia Delta original.

O Delta Integrale by Amos Automobili, na versão Safarista
O Delta Integrale by Amos Automobili, na versão Safarista

Denominado Lancia Delta Safarista, esta nova variante será uma versão mais hardcore do Futurista, inspirada no Delta que venceu o Rally Safari de 1988. Embora com uma decoração mais simples, de apenas dois tons.

Quanto ao veículo-doador, será, também aqui, o Delta HF Integrale de 16V.

Ainda sobre este Delta Safarista, a Amos Autombili pretende torná-lo ainda mais exclusivo, razão pela qual fará apenas 10 unidades. O que, diga-se, também se reflectirá no preço, com esta nova variante a custar “um pouco mais” que o Futurista – nada mais, nada menos, que 570.000 Euros.

Mas, atenção, já com tudo incluído!…