Publicidade

Já em 2024. Lancia vai regressar à Europa com três novos modelos

Texto: Francisco Cruz
Data: 13 de Novembro, 2021

Hoje em dia uma marca de um só modelo – Ypsilon – e com comercialização limitada apenas a Itália, a Lancia prepara-se para voltar a crescer e extravasar as fronteiras transalpinas, rumo à Europa. Em princípio, já a partir de 2024.

A revelação foi feita, em declarações à Automotive News Europe, pelo novo CEO da Lancia, o italiano Luca Napolitano, o qual anunciou que a histórica marca vai voltar a ter uma presença internacional, vendendo carros em outros mercados da Europa, que não somente o italiano, já a partir de 2024.

A impulsionar esta estratégia, surge, igualmente, a promessa de lançamento de três novos modelos, incluindo, a nova geração Ypsilon, com motorizações a gasolina e elétricas. Quando aos outros dois modelos, traduzir-se-ão, segundo a mesma fonte, num crossover e num hatchback.

O Lancia Ypsilon, atualmente comercializado apenas em Itália, deverá regressar à Europa, a partir de 2024
O Lancia Ypsilon, atualmente comercializado apenas em Itália, deverá regressar à Europa, a partir de 2024

Finalmente e par destas novidades, a confirmação de que também o famoso Delta regressará ao line-up da Lancia, embora e neste caso, nunca antes de 2026.

Lancia terá “elegância italiana” e “elevada qualidade”

Quanto ao design dos futuros Lancia, estará a cargo do francês Jean-Pierre Ploué, com Napolitano a garantir que será marcado por uma “elegância italiana limpa, com superfícies suaves e elevada qualidade”. Isto, porque o objectivo é posicionar a marca como um construtor aspiracionalmente premium, voltada para um cliente-tipo com uma média de idades de 55 anos e com, pelo menos, um filho ainda em casa.

De resto e segundo este novo posicionamento, a Lancia abandonará a estratégia de produzir modelos direccionados, particularmente, para o público feminino.

Também o Lancia Delta tem regresso confirmado. Resta saber se, igualmente, com uma versão Integrale...
Também o Lancia Delta tem regresso confirmado. Resta saber se, igualmente, com uma versão Integrale…

Regressando à internacionalização, Napolitano revelou que a Lancia começará a sua expansão comercial pelos mercados da Áustria, Bélgica, França, Alemanha e Espanha, já em 2024, seguindo-se a entrada no Reino Unido, no ano seguinte.

Finalmente, a Lancia pretende, ainda, chegar a 2026, com uma oferta exclusivamente elétrica, de forma a poder disputar clientes com marcas como a Tesla, Volvo e Mercedes-Benz EQ. Isto, porque Napolitano acredita que, todo e qualquer consumidor que procura uma proposta diferente e seja apaixonado pelas novas tecnologias, não deixará de sentir-se atraído pela Lancia e pela sua nova geração de produtos.