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Ford F-150 Raptor R. Um V8 para quem quer mais potência

Texto: Carlos Moura
Data: 19 de Julho, 2022

A Ford fez a vontade a quem deseja mais potência na pick-up F-150 Raptor, disponibilizando um V8 com 710 cv, oriundo do Mustang Shelby GT500. Além do motor, esta versão R também recebeu alguns ajustes na suspensão para otimizar o rolamento em estrada e todo-o-terreno. A sua comercialização na Europa deverá ser pouco provável, atendendo às dimensões, ao preço e à… Ranger Raptor. 

Os norte-americanos são grandes adeptos das pick-up de grandes dimensões, leia-se com quase seis metros de comprimento e mais de 2,2 de largura, e equipadas com motores de elevada cilindrada e de preferência V6 ou V8.

Quando a Ford lançou a mais recente geração da Ford F-150, o veículo automóvel mais vendido em Terras do Tio Sam, houve quem tivesse ficado dececionado porque a versão mais potente deste modelo era a F-150 Raptor, equipada com um motor V6 EcoBoost biturbo de 3,5 litros com apenas…450 cv!

Para ir de encontro aos desejos e anseios daqueles que consideram que aquele valor está aquém das expectativas, a Ford decidiu disponibilizar uma nova motorização de oito cilindros com arquitetura em V e sobrealimentado.

Coração da F-150 Raptor R

O bloco V8 sobrealimentado de 5,2 litros é o mesmo utilizado no Mustang Shelby GT500 que foi modificado para esta aplicação. Assim, este propulsor oferece uma potência máxima de 710 cv e um binário de 868 Nm na F-150 Raptor R em vez de 770 cv e 847 Nm do Mustang Shelby GT500. Além disso, também tem menos 2 cv de potência e menos 13,5 Nm de binário do que a RAM 1500 TRX.  

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A diminuição da potência máxima deveu-se à necessidade de otimizar as prestações do motor para utilização em fora de estrada. A configuração visa aumentar a disponibilizar de binário nos regimes baixos e intermédios para oferecer um comportamento melhor nas condições onde os proprietários deverão passar mais tempo ao volante.

Se o motor é o coração da F-150 Raptor R, a suspensão é a sua alma. A Ford reivindica que esta pick-up foi inspirada nos trilhos da Baja, pelo que era imperiosa uma suspensão a série.

Alma também revista

Equipada com uma suspensão traseira de cinco braços, a F-150 Raptor conta com braços de maior curso para manterem melhor o eixo na sua posição em terrenos difíceis, enquanto a barra Panhard e os amortecedores  com molas helicoidais de 24 polegadas foram otimizados para a estabilidade.

Os amortecedores Fox Live Valve, já conhecidos da Ranger Raptor, foram configurados para oferecerem o melhor compromisso entre qualidade e controlo de rolamento, quer em estrada, quer em todo-o-terreno.

Os amortecedores são controlados eletronicamente e são utilizados sensores de altura para monitorizar as condições do terreno e fazer os ajustes, que podem chegar a 330 mm à frente e 358 mm atrás.

Graças à suspensão eletrónica, os condutores podem ativar o modo “Baja” que aumenta em cinco por cento a relação do amortecedor dianteiro para uma melhor qualidade de rolamento. A altura ao solo é de 333 mm, graças aos pneus de 37” que são de série.

A transmissão da potência às rodas é assegurada por uma caixa automática SelectShift de dez velocidades que tem uma calibração especial. O conversor de binário também foi configurado para oferecer uma entrega mais suave.

Além do modo “Baja”, o condutor também pode escolher o “Normal”, “Quiet” e “Sport”, que ajustam as válvulas ativas do sistema de escape duplo.

Imagem exclusiva

A F-150 Ranger R recebe alguns apontamentos de design exclusivos, designadamente no capot, na grelha do motor e alguns elementos gráficos.

O habitáculo conta com bancos Recaro com revestimento em pele preta e alcântara. As portas possuem revestimento em fibra de carbono, material que também pode ser encontrado na parte superior do painel de bordo. 

A consola central acomoda um ecrã tátil de 12” com sistema de informação e comunicação SYNC 4 e compatibilidade com Android Auto e Apple CarPlay.

Para apoiar os condutores nas condições mais difíceis, a F-150 Raptor R conta com o sistema Trail Turn Assist que reduz o raio de viragem das rodas e o Ford Trail Control que funciona como um regulador da velocidade de cruzeiro em todo-o-terreno. O Trail 1 Pedal Drive diminui automaticamente a velocidade quando o condutor levanta o pé do acelerador.