RAM 1500 TRX. À grande e à americana

Texto: Carlos Moura
Data: 29 de Outubro, 2021

A RAM 1500 TRX é uma pick-up americana grande, projetada para rivalizar com a Ford F-150 Raptor. As dimensões monstruosas estão associadas a um motor V8 de 6,2 litros com 711 cv, que impressiona pelas suas prestações, quer em estrada, quer em todo-o-terreno. Fomos os primeiros a colocá-la à prova.

Com o objetivo de combater a Ford F-150 Raptor em todas as frentes, a RAM desenvolveu a versão topo de gama da sua pick-up, denominada 1500 TRX, que passou a ser a mais potente da sua categoria produzida em série. A marca norte-americana detida atualmente pela Stellantis, também reivindica que é aquela que possui melhores aptidões para superar todos os obstáculos em fora de estrada.

Equipada com um motor a gasolina V8 HEMI de 6,2 litros com supercompressor de 711 cv e amortecedores Bilstein Black Hawk, esta pick-up consegue acelerar dos 0 aos 100 km/h em apenas 4,5 segundos, necessitando de 10,5 segundos para atingir os 160 km/h.

No teste comparativo para apurar o vencedor do título de International Pick-Up Award de 2022, realizado em Zadar, na Croácia, tivemos a oportunidade de conduzir o topo de gama da pick-up da RAM, que esteve presente extra-concurso. A marca aproveitou o evento para anunciar a comercialização desta pick-up na Europa, mas Portugal não integra a lista devido à fiscalidade.

A RAM 1500 TRX impressiona pela sua imponência e pelo design agressivo. Em termos de dimensões exteriores distingue-se pelo comprimento de 5,9 metros, pela largura de 2,24 metros, pela altura de 2,06 metros e pela longa distância entre-eixos de 3,69 metros.

Com um visual agressivo, uma carroçaria musculosa e larga é quase impossível ficar indiferente à presença da RAM 1500 TRX. O próprio design levou em conta a funcionalidade como, por exemplo, a abertura no capot que é responsável por 50% do ar que entra no motor V8, enquanto os restantes 50% entram pela grelha do motor.

O logotipo RAM (com um design que otimiza o fluxo aerodinâmico), a grelha dianteira, o capot, as proteções inferiores e os pára-choques em aço ajudam a TRX a cumprir os objetivos funcionais. Os grupos óticos LED pretos são pretos, assim como os faróis duplos bidirecionais.   

INTERIOR

A RAM 1500 TRX assenta na versão de cabina dupla, que permite transportar cinco ocupantes, com todo o conforto. Os bancos dianteiros assemelham-se mais a sofás do que a assentos tradicionais de pick-up.

A generosa distância entre-eixos de três metros também permitiu disponibilizar mais espaço para as pernas nos lugares traseiros do que um Mercedes-Benz Classe S. Além disso, os assentos anteriores também deslizam e inclinam para proporcionarem uma posição mais relaxada. Além disso também dispõem de aquecimento e ventilação.

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O interior da RAM 1500 TRX conta com materiais e acabamentos premium, incluindo o painel de bordo com revestimentos em pele cosidos à mão, transmitindo uma sensação de requinte e luxo. A consola central é dominada por um grande ecrã tátil, de 12 polegadas, que possibilita o  acesso ao sistema de infoentretenimento Uconnect 4C NAV.

O volante possui um fundo plano e revestimento em pele. As patilhas em alumínio permitem ao condutor utilizar a caixa de velocidades automática em modo manual.

Um compartimento montado no piso, que inclui uma pega em metal revestida com pele semi-perfurada, oferece um espaço generoso para arrumações. O seletor do modo de condução foi colocado no painel de bordo, por cima da caixa de transferências, e permite selecionar várias configurações: Normal, Piso Escorregadio / Neve, Off-road e Baja. O Launch Control está localizado à direita do condutor, junto à caixa de transferências, e é de série na TRX.   

MECÂNICA

A marca norte-americana poderia ter dado a denominação RAM Hellcat porque utiliza a mesma combinação de motor e caixa de velocidades.  Por baixo do capot encontra-se um bloco HEMI V8 de 6,2 litros com supercompressor, já conhecido de alguns modelos de elevadas prestações da Dodge como o Charger SRT ou o Challenger SRT.

Para extrair uma potência de 711 cv e um binário de 881 Nm do motor Hellcat, os engenheiros da RAM introduziram um inovador sistema de admissão duplo para assegurar que o bloco de 6,2 litros recebe sempre ar limpo e refrigerado, independentemente da quantidade de poeira e sujidade existentes no ambiente envolvente.

O RAM 1500 TRX recorre a dois canais para a admissão do ar exterior, encaminhando-o para um filtro de ar, localizado numa caixa de 29 litros, que impede a sujidade. a areia, o lixo e a água de chegarem perto do motor. O inovador sistema duplo recebe o ar através de uma abertura no capot e na parte superior da grelha.

Todas as potencialidades e capacidades do bloco V8 de 6,2 litros são exploradas por uma caixa automática de oito velocidades, denominada TorqueFlite 8HP95, que leva em conta parâmetros como a curva de binário, kick-down, aceleração longitudinal e lateral. Além disso, também detecta a fricção e o grau de inclinação do piso. Esta transmissão de oito relações oferece uma aceleração rápida e rápidas mudanças nas relações, reforçando o conforto a bordo.

O Launch Control é de série e assegura a gestão da distribuição da potência e do binário pelas rodas, oferecendo ao condutor uma impressionante aceleração em linha recta. Os sensores de velocidade das rodas impedem danos na linha cinemática no momento do arranque e, no espaço de milissegundos, fornecem informações a módulo de controlo da linha cinemática para ajustar o binário do motor e recuperar aderência.

Para garantir o máximo de conforto a bordo, a pick-up da RAM conta com uma suspensão dianteira independente com amortecimento ativo, que utiliza alumínio de elevada resistência para manter a resistência e a durabilidade. A suspensão traseira também possui amortecimento ativo e um exclusivo sistema de cinco braços para melhorar a performance e a durabilidade.

TECNOLOGIA

Projetada para ser a pick-up mais avançada tecnologicamente de sempre, a RAM 1500 TRX conta com os mais recentes sistemas, destacando-se a quarta geração do Uconnect que mantém o condutor sempre atualizado, enquanto mantém as mãos no volante e os olhos na estrada ou nos trilhos.

O elemento mais em evidência no interior da RAM 1500 TRX é o ecrã tátil de 12 polegadas, totalmente configurável. O ecrã pode apresentar uma aplicação como, por exemplo, o mapa da navegação em toda a sua extensão ou pode ser dividido ao meio, disponibilizando a visualização de duas aplicações ao mesmo tempo.

Entre as aplicações propostas destaque para a Performance Pages que oferece o acesso a informação em tempo real do veículo acerca das prestações do veículo, incluindo a aceleração dos 0 aos 100 km/h, entre outras. Outra aplicação disponibilizada é a Off-Road Pages, que apresenta dados relativos à altura ao solução, posição da caixa de transferências.

Para facilitar a deteção de obstáculos em fora de estrada, a RAM 1500 TRX vem equipada com uma câmara dianteira, localizada por baixo da grelha. Este sistema vem complementar o sistema Surround View de 360º, bastante útil num veículo com quase seis metros de comprimento e 2,24 metros de largura.

O painel de instrumentos também é digital e os diferentes menus podem ser selecionados através de comandos no volante multifunções. Este último também permite ativar o regulador adaptativo da velocidade de cruzeiro (ACC) ou a distância para o veículo da frente do Ready Alert Braking e o Full-Speed Forward Collision Warning Plus.

O travão de estacionamento elétrico também integra a dotação de série, assim com o programa eletrónico de estabilidade, o alerta de ângulo morto, entre outros.

AO VOLANTE

A distância ao solo de quase 30 centímetros teve consequência um aumento da altura da posição de condução que mais se aproxima de um pequeno camião do que uma pick-up tradicional. A visibilidade para a frente é condicionada pelo longo capot, mas para compensar está disponível a já referida câmara dianteira.

Carregando no botão da ignição localizado no painel de bordo entra em funcionamento o motor de 6,2 litros, que oferece o som típico dos propulsores V8. Pisando no pedal do acelerador, mesmo sem ativar o Launch Control, a pick-up da RAM, impressiona pela sua capacidade de aceleração, não obstante um peso em vazio superior a 2,9 toneladas, ultrapassando com facilidade todos os limites legais de velocidade, podendo mesmo chegar aos 190 km/h. Para ajudar a imobilizar esta pick-up monstruosa, os engenheiros da marca norte-americana montaram travões de discos de 15 polegadas nas quatro rodas.

Em fora de estrada, a RAM 1500 TRX também não deixa os seus créditos por mãos alheias. O ângulos de ataque de 30,2º ventral de 21,9º e de saída de 23,5º permitem vencer quase todos os obstáculos. Outras ajudas preciosas são dadas pelos pneus Goodyear Wrangler Territory All-Terrain 325/65/R18, pelos amortecedores adaptativos Bilstein Black Hawk e2, pelo eixo traseiro Dana com bloqueio eletrónico de diferencial ou a caixa de transferências BorgWarner 48-13.    

Em termos dinâmicos, a suspensão absorve com eficácia quase todas as irregularidades dos pisos, enquanto os pneus Goodyear garantem que é possível passar por cima dos buracos como se não existissem. O motor é rápido a subir de regime e pode alcançar velocidades bastante elevadas em fora de estrada. Por outro lado, nas situações mais exigentes, a caixa de transferências e o controlo automático de descida ajudam a vencer os obstáculos.

VEREDICTO

Nenhuma pick-up oferece prestações semelhantes às proporcionadas pela RAM 1500 TRX. A capacidade de aceleração impressiona, assim como as prestações em fora de estrada. Este modelo, porém, foi concebido para as estradas norte-americanas, onde não existem propriamente constrangimentos de espaço no deserto do Nevada ou nas Montanhas Rochosas, por exemplo.

Nas estradas europeias, as dimensões deste veículo exigem algumas precauções na sua condução, designadamente nos cruzamentos com outras viaturas ou nas passagens junto a puros. A carga útil de 594 quilos também é inferior às dos principais congéneres europeus. Além disso, o custo de aquisição, a partir de 119 mil euros antes de impostos, também não é muito convidativo.

 

Gostámos Gostámos

Motor

O motor V8 de 6,2 litros de 711 cv deixa os ocupantes com as costas coladas aos bancos, tal a capacidade de aceleração, permitindo alcançar os 160 km/h em apenas em 10,5 segundos. Em fora de estrada, o binário permite superar quase todos os obstáculos.

Fora de estrada

A combinação dos sistemas de tração integral, de controlo automático de descida e bloqueio de diferencial com as aptidões para todo-o-terreno permitem a esta pick-up ultrapassar as situações mais complicadas em fora de estrada.

Qualidade construção

O interior da pick-up da RAM conta com materiais de qualidade premium, destacando-se diversos tipos de metais e uma equilibrada combinação de pele, com pesponto vermelho, Alcântara e fibra de carbono.

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Dimensões exteriores

A pick-up da RAM foi concebida para os grandes espaços dos Estados Unidos. Na Europa, as suas dimensões exteriores e a distância entre-eixos condicionam a manobrabilidade, designadamente nas estradas mais estreitas e com curvas mais fechadas.

Consumo combustível

Com um consumo médio anunciado de 18,5 litros por cada 100 quilómetros percorridos, a RAM 1500 TRX está muito longe de ser um veículo económico. Será de referir que o depósito de combustível tem capacidade para 150 litros de…gasolina.

Capacidade carga

A RAM 1500 TRX pertence ao segmento das pick-up de grandes dimensões de meia tonelada de capacidade de carga para compensar o elevado peso em vazio de quase duas toneladas. Aquela carga útil, porém, é bastante inferior à das congéneres europeias.


RAM 1500 TRX

Preço A partir de 119.000 € (sem impostos) 

Motor Gasolina, 6166 cc
Potência 711 cv às 6100 rpm
Binário 881 Nm às 4800 rpm
Transmissão 4WD, Auto 8 vel.
Peso 2906 kg
Comp./Larg./Alt. 5,92/2,24/2,06 m
Dist. entre eixos 3,69 m
Capacidade carga 594 kg
Desempenho 4,5 0-100 km/h; 190 km/h Vel. Máx.
Consumo 18,5 l/100 km
Emissões CO2 506 g/Km

Equipamento
Série: Ar condicionado automático, ecrã tátil de 12”, sistema de infoentrenimento Uconnect 4C NAV, sistema de audio Harman Kardon, sistema de estacionamento traseiro ParkView com grelha de linhas dinâmicas, controlo eletrónico de estabilidade, alerta de ângulo morto, regulador adaptativo da velocidade de cruzeiro (ACC), Ready Alert Braking, Full-Speed Forward Warning-Plus, Launch Control, assistente manutenção faixa de rodagem, travão de estacionamento elétrico, botão de ignição, faróis LED