Publicidade

É a caça ao recorde! Lamborghini mostra o Urus com que vai atacar Pikes Peak

Texto: Francisco Cruz
Data: 9 de Agosto, 2022

A Lamborghini decidiu lançar na caça ao recorde de Pikes Peak! A demonstrá-lo, um curto teaser que a marca de Sant’Agata Bolognese acaba de divulgar e em que é revelada “a arma” para esta caçada: o “novo” Urus, pois claro!…

Depois da promessa de apresentação de três novos modelos, ainda em 2022, entre os quais a invulgar versão Huracán Sterrato e uma nova variante do SUV Urus, eis que a Lamborghini decide colocar, desde já, à prova, esta última proposta, e logo num ambiente particularmente exigente: a rampa de Pikes Peak, nos EUA.

O anúncio deste novo desafio foi feito, pela própria marca do touro enraivecido, nas suas redes sociais de Instagram e Facebook, com a publicação de um teaser, acompanhado da frase “A Performance atinge uma nova dimensão”.

Quanto ao curto vídeo, que aqui reproduzimos, mostra um Urus ainda totalmente camuflado com a já habitual decoração alaranjada, mas que, ainda assim, não esconde um novo pára-choques dianteiro, com entradas de ar revistas e estética mais afiada. A que se juntam, ainda, jantes de novo design, novos componentes aerodinâmicos no pára-choques traseiro, um spoiler traseiro de maiores dimensões, quatro saídas de escape mais proeminentes, além de um difusor traseiro mais recortado.

LEIA TAMBÉM
Será? Director do Centro Stile Lamborghini admite Urus elétrico

No entanto e conforme também recorda o site Carscoops, curioso é igualmente o facto deste Urus já não apresentar o pacote Tecnica estreado no Huracán, deixando, assim, no ar, a dúvida quanto à versão do Urus que a marca decidiu levar a Pikes Peak – se a Performante, o PHEV, ou, pelo contrário, “apenas” um facelift do conhecido SUV desportivo.

Seja como for, é de esperar não somente um aumento de potência por parte do V8, como também uma revisão do setup do chassis, com vista a um aumento da eficácia. Sendo que, no caso do protótipo que surge nas imagens, é possível perceber, ainda, uma gaiola de segurança, presente como forma de salvaguardar a integridade física do condutor.

Poderá ser este o novo Urus Performante? Ou apenas um Urus restylizado?...
Poderá ser este o novo Urus Performante? Ou apenas um Urus restylizado?…

De resto e quanto à condução, a Lamborghini revela, ainda, que o Urus será conduzido, em Pikes Peak, pelo piloto profissional italiano Simone Faggioli, o qual já venceu 11 campeonatos europeus de rampas, além de 15 campeonatos italianos na mesma especialidade.

Na verdade e perante todos estes argumentos, a faltar, só fica mesmo a declaração oficial, por parte da marca italiana, de que o objectivo é, assumidamente o recorde de Pikes Peak. Algo que, só será possível, caso o Urus consiga destronar um seu familiar próximo: o Bentley Bentayga Speed, que, em 2018, fixou o atualmente recorde da subida à mais famosa rampa dos EUA…