Publicidade

O último dos Huracán? Lamborghini Sterrato mostra-se pela primeira vez… na terra

Texto: Francisco Cruz
Data: 30 de Julho, 2022

Anunciado, ainda em 2019, como o primeiro superdesportivo apto para os ralis, o Lamborghini Huracán Sterrato tem vindo a fazer o seu desenvolvimento, ainda como protótipo, ao longo dos últimos três anos, surgindo, agora e pela primeira vez, num vídeo intitulado “Beyond The Concrete”. E no qual, apesar da já habitual camuflagem, fica, desde já, confirmado o nome escolhido para o modelo.

Numa altura em que modelo que lhe está na base, o Huracán, caminha rapidamente para o fim do seu ciclo de vida, a Lamborghini confirma, assim, não ter esquecido a versão que deu a conhecer como “o primeiro superdesportivo apto para os ralis”. A qual, embora longe dos holofotes, tem vindo a ser desenvolvida, conforme demonstra o vídeo agora divulgado.

Para já ainda na fase de protótipo de desenvolvimento e, como tal, revestido pela já tradicional camuflagem que marca todos os veículos de teste do fabricante de Sant’Agata Bolognese e em que o fabricante inscreve, invariavelmente, o mote “Brave, Authentic, Unexpected” (“Corajoso, Autêntico, Inesperado”, em português), o Huracán Sterrato que é possível observar nas imagens agora divulgadas, não esconde, ainda assim, as fortes alterações realizadas ao nível da carroçaria. Confirmando, igualmente, o nome escolhido, conforme é possível constatar nas pretensas chapas de matrícula.

O hiperdesportivo preparado para os ralis... Será?
O hiperdesportivo preparado para os ralis… Será?

Quanto ao resto, é o replicar daquilo que o concept anunciou e que passa pelos acrescentos nos pára-lamas, placas de protecção inferior, iluminação extra montada no pára-choques dianteiro e barras no tejadilho, entradas de ar ligeiramente redesenhadas, um novo difusor e uma generosa entrada de ar na tampa do motor, de forma a garantir um maior refrescar do motor.

LEIA TAMBÉM
Já para 2023. Lamborghini confirma Huracán híbrido plug-in

A par destas soluções, rodas de 20 polegadas revestidas as borrachas altas e especialmente indicadas para o todo-o-terreno, ao mesmo tempo que a suspensão, redesenhada, garante uma maior e substancial altura ao solo.

Com V10 de 640 cv?

Finalmente e embora a Lamborghini nada tenha acrescentado sobre o propulsor, tudo aponta para que este Huracán Sterrato mantenha a opção por um bloco exclusivamente térmico e, mais concretamente, um V10 de 5,2 litros naturalmente aspirado, a anunciar valores muito idênticos aos 610 cv do Evo RWD, ou então os 640 cv do Evo AWD, do Tecnica e do STO.

Embora a Lamborghini nada revele, o Huracán Sterrato deverá contar com a versão mais potente do conhecido V10 5,2 litros naturalmente aspirado
Embora a Lamborghini nada revele, o Huracán Sterrato deverá contar com a versão mais potente do conhecido V10 5,2 litros naturalmente aspirado

Esta última deverá ser, de resto, a solução mais plausível para o Sterrato, combinada, muito provavelmente, com um sistema de tracção às quatro rodas.

Paris pode ser o palco escolhido

Quanto à apresentação desta nova variante do já bem espremido Huracán, tudo aponta para que venha a acontecer durante os próximos meses e, quiçá, até mesmo durante aquele que será o único salão automóvel realizado no Velho Continente, em 2022 – o Salão Automóvel de Paris. Mas, isto, apenas se a Lamborghini optar por marcar presença no certame, algo que ainda não está confirmado…

O Sterrato deverá ser uma das últimas variantes do Lamborghini Huracán
O Sterrato deverá ser uma das últimas variantes do Lamborghini Huracán

Seja como for, o Sterrato será, muito provavelmente, a última das variantes do Huracán, superdesportivo que, por estar na fase descendente da sua existência, tem já sucessor no horizonte. Mais concretamente, um superdesportivo híbrido plug-in, com chegada prevista para 2024.