De nome Lanzador. Primeiro elétrico Lamborghini mostrado antes de Monterey

A Lamborghini acaba de ver antecipadamente desvendado o concept que dará origem ao primeiro modelo 100% elétrico, o Lanzador.

A Lamborghini acaba de ver antecipadamente desvendado, através de várias fotos, o concept que dará origem ao primeiro modelo 100% elétrico, na história da marca de Sant'Agata Bolognese. Com o nome de Lanzador, mas ainda sem características técnicas conhecidas, a versão de produção deverá chegar apenas em 2028.

Originalmente com apresentação oficial prevista para esta sexta-feira, na Monterey Car Week, a verdade é que as primeiras imagens do Lamborghini Lanzador acabaram por surgir na Internet, ainda durante a última madrugada. Mostrando, logo aí, uma imagem bastante abrangente, tanto do exterior, como do interior, deste futuro crossover elétrico.

O Lanzador é o concept que dará origem ao primeiro elétrico da marca de Sant'Agata Bolognese
O Lanzador é o concept que dará origem ao primeiro elétrico da marca de Sant'Agata Bolognese

Assim e com base nestas mesmas imagens, o Lanzador apresenta-se como um crossover desportivo de apenas duas portas, cujo corpo remete, igualmente, para um Grand Touring 2+2, com elementos de design dos SUV e postura assertiva.

LEIA TAMBÉM
Lamborghini Revuelto. Produção esgotada para os primeiros dois
anos

Com o tradicional perfil tipo cunha dos superdesportivos da marca do touro enraivecido, o concept não esconde, de resto, algumas semelhanças com o incontornável Urus, mas também com alguns superdesportivos que fazem parte da história do fabricante italiano. A começar, no recente Huracán Sterrato, além de outros modelos já mais antigos, como o Estoque de 2008 (os faróis) ou o Sian (farolins e pneus traseiros salientes, face ao difusor).

Interior futurista

Passando ao interior, promessas de uma maior funcionalidade, resultado, desde logo, de uma configuração 2+2, à qual não falta, sequer, uma generosa área de carga, além de um espaço de arrumação sob o capot dianteiro (trata-se de um veículo 100% elétrico, não se esqueça...), com malas feitas à medida.

Também no habitáculo, um tablier de design assumidamente futurista, do qual fazem parte um conjunto de ecrãs para condutor e passageiro da frente, mas também uma consola central que mais parece importada de uma qualquer nave alienígena. E da qual faz ainda parte, além de um complexo comando rotativo,  uma tampa a cobrir um botão Start, a fazer lembrar um sistema de lançamento de foguetões.

[https://www.turbo.pt/wp-content/uploads/2023/08/LamborghiniLanzador2023_base.jpg,https://www.turbo.pt/wp-content/uploads/2023/08/LamborghiniLanzador2023_botãoStart.jpg,https://www.turbo.pt/wp-content/uploads/2023/08/LamborghiniLanzador2023_cockpit.jpg,https://www.turbo.pt/wp-content/uploads/2023/08/LamborghiniLanzador2023_interior.jpg,https://www.turbo.pt/wp-content/uploads/2023/08/LamborghiniLanzador2023_bancos.jpg,https://www.turbo.pt/wp-content/uploads/2023/08/LamborghiniLanzador2023_acesso.jpg,https://www.turbo.pt/wp-content/uploads/2023/08/LamborghiniLanzador2023_bagageira.jpg,https://www.turbo.pt/wp-content/uploads/2023/08/LamborghiniLanzador2023_frunk.jpg]

Já a procurar acentuar a referida funcionalidade, uma generosa prateleira para arrumação, por baixo da ponte que separa os bancos dianteiros, e onde também é possível ver portas USB-C e porta-copos.

Quiçá por se tratar de um concept, os quatro bancos individuais deste Lamborghini, claramente inspirados nas bacquets, apresentam uma estrutura particularmente fina, contando ainda e já na parte traseira dos encostos, com ecrãs semelhantes a tablets.

Os bancos traseiros, podem ser rebatidos, de forma a garantir mais espaço de carga, ainda que e por se encontrarem fixos no tejadilho, os encostos de cabeça não possam ser movidos.

Modelo de produção limitada?...

Uma última nota para o sistema de abertura das portas, convencional, com o Lanzador a abdicar do mais impactante sistema de abertura tipo tesoura, algo que a marca parece preferir guardar para propostas mais... exclusivas. Como é, por exemplo, o caso do superdesportivo topo de gama Revuelto.

O Lanzador é um crossover com linhas de Grand Touring 2+2
O Lanzador é um crossover com linhas de Grand Touring 2+2

Ainda assim, o mais certo é que, uma vez passado à produção, este Lamborghini Lanzador venha a ser um modelo de produção limitada, confirmando afirmações já feitas por responsáveis da marca italiana, em que esta apontava no sentido de reforçar a aposta em modelos "de tiragem limitada, pensados apenas para os clientes mais fiéis, que gostam de antecipar ou evoluir as soluções técnicas mais avançadas, para aplicação posterior nos carros de produção seguintes".

De resto, a marca do touro enraivecido já tinha, inclusivamente, admitido, que esta fórmula será "mostrada" em Monterey, num "protótipo daquele que será o primeiro Lamborghini 100% elétrico".

Lanzador de produção chega em 2028

A terminar, recordar, apenas, que o fabricante de Sant'Agata Bolognese agendou a estreia do seu primeiro modelo elétrico para 2028, a que se seguirá a nova geração do Urus, que também fará a transição para a Mobilidade Elétrica.

A versão de produção do Lanzador deverá conhecer a luz do dia em 2028
A versão de produção do Lanzador deverá conhecer a luz do dia em 2028

Sobre o facto de apostar nas propostas mais familiares, para iniciar a sua transição para a realidade das emissões zero, tal resulta da crença dos seus responsáveis de que, este tipo de clientes, está, tradicionalmente, mais receptivo à transição.

Já quanto aos superdesportivos que completam a gama da marca, dos quais fazem parte não apenas o Revuelto, mas também o sucessor do Huracán, a intenção do construtor é que mantenham os motores de combustão, na pior das hipóteses, servindo de base a sistemas de propulsão híbridos.

Até pela forma como segue a atual linguagem de design da Lamborghini, é quase certo que pouco ou nada mudará, neste Lanzador, na passagem de concept à versão de produção
Até pela forma como segue a atual linguagem de design da Lamborghini, é quase certo que pouco ou nada mudará, neste Lanzador, na passagem de concept à versão de produção