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Um Gran Turismo de quatro lugares. Lamborghini agenda primeiro EV para 2030

Texto: Francisco Cruz
Data: 18 de Maio, 2021

Impulsionada pelo sucesso que as vendas têm registado também em anos de pandemia, a Lamborghini tomou já a decisão de, não só eletrificar toda a sua gama, como, também, introduzir um quarto novo modelo – um Gran Turismo de quatro lugares, que será também a primeira proposta 100% elétrica (EV) de Sant’Agata Bolognese. Para “a segunda metade desta década”, revelou Winkelmann.

Onze anos depois da apresentação do protótipo Asterion no Salão Automóvel de Paris de 2010, concept que estreava um V10 naturalmente aspirado, conjugado com três motores elétricos, a garantirem, em conjunto, perto de 900 cv de potência, eis que a Lamborghini dá novo passo rumo à eletrificação.

A materialização desta intenção foi feita com a apresentação da nova estratégia denominada Direzione Cor Tauri, a qual, a par da eletrificação dos três modelos atualmente comercializados – Huracán, Aventador e o SUV Urus -, trará ainda novas motorizações híbridas plug-in já em 2024, além de uma quarta nova proposta, 100% elétrica, lá mais para a final desta década.

A nova estratégia – elétrica – da Lamborghini

De resto e sobre este novo modelo, o CEO da Automobili Lamborghini revelou que, o desenvolvimento do novo modelo, só agora começou, pelo que ainda existem algumas decisões a tomar. Estando apenas definidos que será um modelo de quatro lugares, ao que tudo indica, com apenas duas portas e, muito provavelmente, uma carroçaria do tipo Gran Turismo.

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O primeiro EV da marca de Sant’Agata de Bolognese deverá ter por base e até por uma questão de contenção de custos, a mesma plataforma modular para veículos elétricos PPE utilizada pela Porsche e pela Audi. Tudo apontando para que possa chegar ao mercado em 2030

Quanto à nova estratégia Direzione Cor Tauri, Stephan Winkelmann anunciou que implica um investimento na ordem dos 1,5 mil milhões de euros, para os próximos quatro anos, também com o propósito de colocar em prática a decisão de eletrificar, até 2024, o portfólio de modelos. Assim como de continuar o desenvolvimento das tecnologias de fibra de carbono, procurando, dessa forma, atenuar o acréscimo de peso que os sistemas de propulsão híbridos trarão.

Coube ao CEO da Lamborghini, Stephan Winkelmann, a apresentação da nova estratégia da marca

Certo, contudo, é que, mesmo com o esforço anunciado no sentido de diminuir as emissões, a Lamborghini continuará a fazer da performnace “a prioridade máxima” em todos os seus modelos. Sejam eles híbridos, ou 100% elétricos.

De resto e enquanto o momento destas novas soluções não chega, a marca de Sant’Agata Bolognese anuncia, ainda para este ano, dois novos hiperdesportivos com motor V12, com os quais o fabricante assume querer celebrar, não apenas em 2021, mas também em 2022, o motor de combustão. Que, aliás, equipará estes novos modelos que procuram remeter para a “história gloriosa e produtos icónicos do passado e do presente” da empresa.

O “eterno” Lamborghini Countach LP500

Embora nada seja, para já, oficial, nada nos impede de sonhar que um destes modelos possa ser uma homenagem ao icónico Countach LP500, hiperdesportivo que celebra este ano o 50.º aniversário.

Modelo que, acrescente-se, deverá surgir já depois da apresentação do Miura Homage, uma versão especial do Aventador que visa assinalar meio século sobre o lançamento daquele que muitos consideram como o primeiro superdesportivo.