Marca pertencente a um dos grupos automóveis que mais fortemente tem avançado na Mobilidade Elétrica, a Kia acaba de estrear a sua mais recente e vanguardista proposta elétrica: o EV6 GT Line. Uma espécie de crossover 100% elétrico em que nos sentimos, verdadeiramente, aos comandos do Futuro.
Até aqui com uma oferta própria reduzida a pouco mais do que o e-Niro, versão elétrica de um crossover compacto que nunca conseguiu atingir a consensualidade, acabou sendo, no seio do grupo automóvel a que pertence, o gigante sul-coreano Hyundai-Kia, que a Kia haveria de descobrir o futuro. O qual, no seu caso, até já tem um nome: EV6.
Concebido a partir das mesmas raízes do Hyundai Ioniq 5, outra proposta que veio agitar as águas da Mobilidade Elétrica, são, no entanto, poucas as semelhanças estéticas entre os dois modelos. Os quais, embora umbilicalmente ligados em termos técnicos, apenas parecem concordar, em termos estéticos, na negação do posicionamento anunciado pelo fabricante - tanto um, como outro, pouco ou nada parecem ter de SUV!
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Tudo, soluções originais que, perfeitamente integradas num automóvel com quase 4,7 metros de comprimento, perto de 1,89 m de largura e 1,55 m de altura, parecem querer anunciar aquilo que, uma vez transpostas as enormes portas, vamos encontrar... INTERIORE a verdade é que, agitadas as expectativas através das linhas exteriores, o Kia EV6 GT Line também não desilude no habitáculo!
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Nascido no seio da mesma família que deu ao mundo o igualmente revolucionário Hyundai Ioniq 5, o Kia EV6 GT Line apresenta, basicamente, as mesmas soluções de propulsão 100% elétrica com que o "irmão" se deu a conhecer. Das quais faz, de resto, parte, o trem de força que equipava a unidade que tivemos oportunidade de ensaiar, com apenas um motor elétrico, a anunciar 228 cv de potência e a atuar sobre o eixo traseiro, graças também à presença de uma bateria de 77,4 kWh. Que, além de uma autonomia que chega aos 504 quilómetros, segundo a norma WLTP, também permite potências de carga até 800V; algo que, diga-se, poucos modelos já fazem.
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Graças a esta mais-valia, a promessa, desde logo, do carregamento das baterias, ente 10 e 80%, em apenas 18 minutos... desde que, claro está, se consiga encontrar nas imediações uma infraestrutura de carga capaz de garantir cargas na ordem dos 240 kW de potência. Opção que, recorde-se, também aquela que apresenta os carregamento mais caros...
Por outro lado e apesar desta importante vantagem, é preciso ter igualmente presente que, nos elétricos, todas as autonomias dependem muito, quer do tipo de condução, quer do trajecto - viagens em auto-estrada, por exemplo, representam um gasto mais rápido da energia, já que, ao contrário do que acontece no trânsito citadino, praticamente não há momentos de desaceleração ou travagem. Facto que leva a que, nem mesmo com o eficaz sistema de recuperação de energia do V6, engrenado no nível mais forte (existem três, que podem ser seleccionados pelo condutor, através das patilhas por detrás do volante...), se torne possível atingir os prometidos 504 km; quanto muito e com uma condução a aproveitar as capacidades do EV6, rondará os abaixo dos 400 quilómetros.
De resto e numa proposta a permitir não só acelerações dos 0 aos 100 km/h em 7,3s, como também uma velocidade máxima anunciada de 185 km/h, um ensaio que terminou com um consumo de 19,4 kWh/100 km. Valor acima dos oficiais 17,2 kWh/100 km anunciados pela própria Kia, mas também num patamar bastante concorrencial, face à concorrência.
TECNOLOGIAAspecto cada vez mais importante nos automóveis, e ainda mais nos elétricos, o Kia EV6 GT Line consegue, também neste domínio, surpreender, desde logo, pelas muitas tecnologias funcionais e úteis que exibe. A começar, por exemplo, no sistema de câmaras exteriores em redor do veículo, com as laterais a oferecerem automaticamente a imagem da lateral do carro no painel de instrumentos 100% digital, assim que abrimos o pisca para mudar de direcção ou ultrapassar. Contribuindo, dessa forma, para evitar quaisquer toques noutros carros ou obstáculos que estejam na via. Sendo que, no momento de estacionar, o sistema de travagem anti-colisão traseira, impede, igualmente, possíveis descuidos ou maus-cálculos.
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Igualmente funcional e cativante é o sistema de head-up display com tecnologia de Realidade Aumentada, o qual, além exibir todas informações necessárias à condução, com perspectiva de profundidade, ainda contribui, no domínio da navegação, com ícones ativos (pequenas setas) , a indicarem o sentido correcto por onde seguir. Tudo isto, com ícones modernos, tal como é possível encontrar no ecrã central.
Finalmente e também como exemplo, a panóplia de sistemas activos de ajuda à condução e à segurança, muitos deles a contribuírem para a oferta de condução autónoma de Nível 2, ao passo que, outros, como o monitor e alerta de ângulo morto ou o assistente de faixa de rodagem com manutenção no centro da mesma, a ajudarem, com um funcionamento fiável, a evitar possíveis surpresas mais desagradáveis..
AO VOLANTESenhor de um design exterior que, de certa forma, mais parece remeter para um Grand Tourer, é também dessa forma que o Kia EV6 se exibe em estrada, oferecendo aos ocupantes um elevado conforto e bem-estar.
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Oferecendo ao condutor uma posição de condução que, mesmo com todas as possibilidades de ajuste elétrico, não deixa de se mostrar algo alta, ainda que bem apoiada por um volante também ele com ampla regulação, além de um bom apoio pé de esquerdo - já agora e embora muito confortável, o próprio banco não perderia nada com mais de apoio lateral -, o modelo sul-coreano destaca-se, ainda, pela óptima insonorização, a complementar um pisar muito suave, mesmo quando por pisos mais degradados. Chegando, mesmo, a convencer mais aí, do que, por exemplo, quando por trajectos mais sinuosos e de bom piso, onde, tentados pela possibilidade de seleccionar a opção Sport no Drive Mode - existe, ainda, o Normal, o Eco e o Neve, este último, accionável mantendo a pressão no botão -, constatamos que, mesmo sem nunca perder totalmente a compostura, o EV6 não foi feito para momentos de forte adrenalina ao volante.
Embora sem nunca esconder uma meritória capacidade de aceleração, que lhe garante desenvoltura e capacidade de reacção em praticamente todo o tipo de situações - basta recordar, por exemplo, os 7,3s na aceleração dos 0 aos 100 km/h... -, a verdade é que, até mesmo as quase duas toneladas de peso, acabam por cobrar a respectiva factura, nomeadamente, a partir do momento em que a carroçaria é sujeita a forças laterais. Com os pneus altos e aplicados em rodas de dimensões generosas, a não ajudarem, igualmente, ao resultado final.
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Desta forma e mesmo sem nunca se recusar a enveredar por velocidades mais altas, sobressai a constatação de que, é com andamentos mais relaxados, se torna possível aproveitar todo o conforto e bem-estar a bordo que este Kia EV6 oferece. Desfrutando, igualmente, não somente da competente resposta da direcção, como das capacidades de um sistema de travagem perfeitamente adequado às necessidades.
VEREDICTOSe dúvidas ainda existissem quanto às óptimas impressões deixadas pelo novo modelo 100% elétrico da Kia, concluímos este texto a afirmar o óbvio: o EV6 GT Line surpreendeu-nos, e muito!
Numa proposta de linhas com o equilíbrio certo entre pormenores vanguardismo e linhas gerais, de certa forma, mais conservadoras, a remeterem para uma espécie de Grand Tourer, acabou convencendo-nos, ainda mais, o óptimo ambiente a bordo, o conforto e habitabilidade que o modelo oferece, e até mesmo a evoluída tecnologia. A qual, diga-se, não se limita a ser funcional e intuitiva, como também garante prestações e, principalmente, autonomias, capazes de nos transmitirem um nível de confiança, que nos faz olhar para o Futuro de forma mais auspiciosa.
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Ou, até mesmo e neste caso em concreto, viajar a bordo dele...
Gostámos
Conforto/Habitabilidade Exibindo um habitáculo acolhedor, o EV6 acentua esta mesma característica, não só através de uma excelente habitabilidade, como, também, de um nível superior de conforto. | Tecnologia Numa proposta que não enjeita o vanguardismo, dispor de um elevado nível de tecnologia, ainda por cima funcional e intuitiva, só pode ser encarado como um argumento fortemente positivo. | Sistema de regeneração Num elétrico em que a eficiência do sistema de propulsão elétrico já consegue ser argumento, a capacidade de regeneração de energia foi outra mais-valia que nos convenceu. |
Não Gostámos
Posição de condução Anunciado como um SUV, mas com linhas exteriores a remeterem para segmentos mais... ligeiros, a verdade é que, apenas a posição de condução, demasiado alta, parece querer reafirmar a pretensão da Kia. Ainda que não da forma mais correcta... | Comandos físicos Numa proposta a reivindicar vanguardismo, e na melhor acepção da palavra, o design de alguns botões físicos, como é o caso dos exibidos no sistema de ar condicionado ou até mesmo no volante, fá-los parecer não pertencerem a esta (nova) realidade. | Preço Proposta pertencente a uma marca que construiu grande parte do seu sucesso, também em Portugal, baseando-se num preço fortemente competitivo, o EV6 parece ter vindo para acabar com essa relação de proximidade com os consumidores... |