Honda Civic Type R Restyling

Publicidade

Honda Civic Type R atualiza-se no look e eficácia

Texto: Redação
Data: 7 de Fevereiro, 2020

Apresentado em 2017, o Honda Civic Type R acaba de receber, já este ano, ligeira atualização, que abrangeu igualmente alguns aspetos técnicos. O desvendar oficial acontece do outro lado do Atlântico, no Salão Automóvel de Chicago, que hoje abre portas.

Versão mais picante do bem conhecido hatchback nipónico, atualmente a viver a sua 10.ª geração, o Honda Civic Type R está no mercado há pouco mais de dois anos. Período durante o qual viu os adversários crescer, não apenas em número, como também em argumentos.

LEIA TAMBÉM
Honda Civic Type-R bate mais um record

Procurando não ficar para trás, o Type R sujeita-se, assim, a uma ligeira atualização a meio do ciclo de vida… ainda que, diga-se, não tão ligeira quanto isso – a par dos retoques estéticos, o “hot hatch” nipónico recebeu melhorias no sistema de travagem, assim como uma revisão da suspensão e direção.

Travagem e suspensão melhoradas

Começando pela travagem, os engenheiros da Honda decidiram instalar novos rotores de duas peças e novas pastilhas, como forma de aumentar a eficácia quando a altas velocidades. Ao passo que, na suspensão, foram instaladas novas buchas traseiras, mais firmes, de forma a garantir menores cedências e melhor tracção.

Apresentado, pela primeira vez, em 2017, a actual geração Honda Civic Typr R recebe agora a sua primeira actualização
Apresentado, pela primeira vez, em 2017, a actual geração Honda Civic Typr R recebe agora a sua primeira actualização

Os componentes da suspensão dianteira e direcção foram igualmente revistos, ainda que a Honda não revele exactamente aquilo que foi feito. Garantindo apenas que a direcção ter-se-á tornado ainda mais directa.

Finalmente, a marca nipónica diz ainda que melhorou a resposta dos amortecedores, de forma a tornar o Type R mais confortável, sem perder eficácia.

LEIA TAMBÉM
FORD FOCUS RS VS HONDA CIVIC TYPE R (2017)

Igualmente alvo de atenção, foram os sistemas de segurança e apoio à condução, os quais terão recebido uma atualização, em termos tecnológicos.

Embora actualizado, a verdade é que não será fácil, para qualquer transeunte, perceber, num primeiro olhar, as novidades... a não ser a cor!
Embora actualizado, a verdade é que não será fácil, para qualquer transeunte, perceber, num primeiro olhar, as novidades… a não ser a cor!

Retoques igualmente no exterior e interior

Passando ao exterior, destaque para a introdução de uma nova cor de carroçaria, precisamente o Azul Boost que as fotos documentam, além de uma nova grelha, ligeiramente mais larga. Solução encontrada para proporcionar um pouco mais de ar no esforço de refrigeração do quatro cilindros 2,0 litros de 320 cv, o qual permanece inalterado.

LEIA TAMBÉM
Honda Civic Type R eleito ‘Desportivo do Ano’

No interior do habitáculo, o Honda Civic Type R renovado passa a ostentar um novo volante revestido a Alcantara, além de uma nova manete da caixa de velocidades, de engrenagem mais curta.

Além de ligeiros retoques no exterior, o renovado Civic Type R regista igualmente alterações no volante e manete da caixa
Além de ligeiros retoques no exterior, o renovado Civic Type R regista igualmente alterações no volante e manete da caixa

Para quando na Europa?

Com apresentação a decorrer nos EUA, resta agora saber quando é que o Honda Civic Type R renovado chegará à Europa… e, já agora, quais as repercussões em termos de preço!