Numa altura em que são cada vez mais os construtores automóveis a repensarem as suas estratégias no domínio da mobilidade elétrica, devido à queda na procura por veículos elétricos (EV), também o maior fornecedor europeu de baterias se vê agora obrigado a rever os passos já dados. Nomeadamente, encontrando outras soluções.
Em causa está a LG Energy Solution Poland, cuja fábrica na cidade polaca de Breslávia é o maior produtor de baterias para veículos elétricos em solo europeu, com mais de 6.600 colaboradores.

Até aqui com 40% da sua receita baseada, precisamente, neste tipo de equipamentos, a LG Energy Solution Poland pondera agora desviar grande parte da sua capacidade produtiva para outras soluções, como forma de atenuar a queda nos resultados financeiros, resultantes do diminuir da procura europeia e mundial por veículos elétricos. Que, por sua vez, levou a uma redução nas encomendas de baterias para este fim.
Segundo revelou uma fonte da empresa à agência noticiosa Bloomberg, os responsáveis estão, neste momento, a ponderar a hipótese de apostar mais fortemente no armazenamento estático de energia, suavizando assim uma queda nas receitas que a própria LG Energy Solution prevê poder vir a atingir um terço dos resultados atuais.
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Embora a LG já disponibilize sistemas de armazenamento estático de energia em vários pontos do globo, no caso específico da LG Energy Solution Poland, a produção estava centrada nas baterias para veículos elétricos.
Contudo e face àquela que é tendência atual no mercado automóvel, a conversão de grande parte da produção para as baterias estáticas de armazenamento, uma espécie de frigoríficos que conseguem reter a energia solar captada durante o dia, para uso noturno ou em situações de corte, podem tornar-se a saída de que a LG necessita, como forma de, não apenas manter, mas inclusivamente aumentar, as suas receitas.