O Festival de Velocidade de Goodwood assinalou a estreia mundial da Ford Raptor T1+, que, equipada com motor Coyote V8, promete arrasar na próxima edição do Dakar.
Ao abrigo de uma parceria entre a Ford Performance e a M-Sport foi desenvolvida uma versão de competição da pick-up Ranger, denominada Raptor T1+, para participar nas provas internacionais mais exigentes do todo-o-terreno, incluindo, naturalmente, o Rali Raid Dakar.
Segundo a Ford, o novo Raptor T1+ "representa o auge em termos de capacidades de conceção e competência da Ford Performance para o Raptor, construído especificamente para enfrentar o Rali Dakar".
A Raptor T1+ beneficia da experiência adquirida no Dakar de 2024, adotando uma uma suspensão avançada, o desempenho de um motor V8 e um design concebido para ultrapassar os desafios de uma das mais exigentes competições do todo-o-terreno mundial.
Painéis em fibra de carbono
A pick-up do Dakar da Ford possui uma estrutura do tipo spaceframe em aço T45 e painéis da carroçaria em fibra de carbono. O veículo combina a estética distintiva da Ford Ranger Raptor, designadamente a distância ao solo de 400 mm, uma postura ampla para melhorar a estabilidade em fora de estrada e uma grelha cinzelada com a designação "Ford" na frente.
Por baixo do capot encontra-se o motor V8 de 5,0 litros, baseado no conhecido e comprovado bloco Coyote da Ford, que oferece a potência e binário necessários para enfrentar os pisos mais duros. Este propulsor conta igualmente com um exclusivo sistema de lubrificação por cárter seco e de um escape melhorado, concebido para os desafios do Dakar.
Suspensões revistas
Com um peso mínimo de 2010 kg, uma largura de 2,3 metros e um ângulo de ataque superior a 70º, a Ranger T1+ vem equipada com uma suspensão dianteira e traseira independente de triângulos duplos desenvolvidos em parceria com a Fox.
Aquela parceira da Ford forneceu amortecedores do tipo coilover de três vias ajustáveis, e amortecedores com bypass externo de quatro vias ajustáveis e com reservatórios separados, montados em cada roda.
LEIA TAMBÉM
Ford Ranger Raptor V6. Melhor foi mesmo possível
Os pneus de 37" estão montados em jantes de alumínio de 8,5 por 17", enquanto o sistema de travagem é constituído por discos ventilados de 355 mm, quer à frente, quer atrás, e pinças monobloco de seis pistões.
A Ford vai inscrever quatro Raptor T1+ na próxima edição do Dakar e duas das duplas já são conhecidas: Carlos Sainz / Lucas Cruz; Nani Roma / Ale Haro.
Primeiro teste na Hungria
"Enfrentar uma competição tão exigente como o Dakar é uma tarefa desafiante para todos nós na Ford Performance, mas nunca recusamos um desafio", comenta Mark Rushbrook, diretor global da Ford Performance.
"Para enfrentar este desafio, associámos-nos aos melhores do mundo como a M-Sport e a Red Bull", acrescenta o diretor da Ford Performance. "Penso que isso demonstra a determinação com que encaramos este projeto. O Ford Raptor T1+ é um marco na nossa perspetiva global para todo-o-terreno: queremos enfrentar os melhores e provar o nosso valor nos locais difíceis do mundo"
"As aprendizagens que estamos a retirar da Raptor T1+, juntamente com a competição com pick-up de stock na Baja 1000 e na Finke Desert Race, vão ajudar as tornar as Raptor ainda melhores para os nossos clientes," refere o responsável.
Após a estreia em Goodwood, a Raptor T1+ irá fazer a estreia oficial em competição na Baja Hungria 2024, de decorre entre os dias 8 e 10 de agosto, seguindo-se o Rali de Marrocos 2024, entre os dias 4 a 11 de outubro.