A primeira pick-up híbrida plug-in na Europa será a Ford Ranger, a qual chega ao mercado no início de 2025, com autonomia em modo elétrico de 45 quilómetros. À semelhança das restantes versões da gama, a nova proposta manterá a tração integral e a capacidade de reboque de 3500 kg.
A Ford Ranger vai ser a primeira pick-up de tração integral com uma motorização híbrida plug-in, que permitirá uma condução de 45 quilómetros em modo elétrico. A produção vai arrancar desta versão no final de 2024 e as primeiras unidades começam a ser entregues aos clientes no início de 2025.
Apesar de algumas marcas terem abandonado o segmento das pick-up médias na Europa, como a Mecedes-Benz, a Nissan e mais recentemente a Mitsubishi, as vendas deste tipo de viaturas está a aumentar no Velho Continente, sendo a Ford líder de mercado.
Segundo a Ford, a nova versão híbrida plug-in vai permitir disponibilizar uma gama completa de motorizações diferentes ao clientes, simplificando a transição para veículos eletrificados, que, além disso, beneficiam do ecossistema Ford Pro, com soluções de carregamento, software e serviços.
[https://www.turbo.pt/wp-content/uploads/2023/09/Ford-Ranger-Plug-In-Hybrid_001.jpg,https://www.turbo.pt/wp-content/uploads/2023/09/Ford-Ranger-Plug-In-Hybrid_galeria_001.jpg,https://www.turbo.pt/wp-content/uploads/2023/09/Ford-Ranger-Plug-In-Hybrid_galeria_002.jpg,https://www.turbo.pt/wp-content/uploads/2023/09/Ford-Ranger-Plug-In-Hybrid_galeria_003.jpg,https://www.turbo.pt/wp-content/uploads/2023/09/Ford-Ranger-Plug-In-Hybrid_galeria_004.jpg,https://www.turbo.pt/wp-content/uploads/2023/09/Ford-Ranger-Plug-In-Hybrid_galeria_005.jpg,https://www.turbo.pt/wp-content/uploads/2023/09/Ford-Ranger-Plug-In-Hybrid_galeria_006.jpg]"A Ranger PHEV vai ter as mesmas caraterísticas que os clientes esperam", afirma um responsável pelo desenvolvimento desta versão da pick-up da Ford. Segundo a marca, esta solução é a "ideal" para esta altura de transição para baixas emissões porque oferece uma elevada potência, refinamento e uma capacidade de reboque de 3500 quilos.
A linha híbrida plug-in da Ranger inclui um motor elétrico e uma bateria, mas para motor de combustão optou pelo bloco a gasolina EcoBoost de 2,3 litros em vez de um propulsor diesel. A bateria ficará localizada na parte inferior da caixa de carga e terá proteção contra impactos por baixo do chassis. Para recuperar a capacidade de carga da bateria, a pick-up terá um carregador de bordo que recebe a energia em corrente alterna.
Quatro modos de condução
Apesar de não terem sido avançados dados relativos à potência e ao binário, já que essa informação só será revelada mais perto da data de lançamento, alguns rumores apontam para valores de 360 Nm e 678 Nm, respetivamente. A Ford, por seu lado, confirma apenas a que a Ranger PHEV terá o binário mais elevado de sempre nesta gama.

A Ranger Plug-In Hybrid vai disponibilizar quatro programas de condução: Auto EV (que utiliza motor de combustão e elétrico); EV Now (modo elétrico); EV Later (modo de poupança da carga da bateria); EV Charge (motor de combustão utilizado como gerador para carregar bateria).
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A Ranger Plug-in Hybrid irá disponibilizar a funcionalidade Pro Power Onboard que permite a utilização de ferramentas elétricas e aparelhos de grande consumo num local de trabalho ou num acampamento remoto, ligando-os a tomadas elétricas integradas plataforma de carga e na cabina. Isto significa que os geradores ruidosos, volumosos e pesados podem ser deixados em casa, deixando mais espaço na bagageira para outros equipamentos.
À semelhança da restante gama, a nova versão também vem equipada com o sistema de tração integral, programas de condução selecionáveis e funcionalidades avançadas de segurança e assistência ao condutor.