Ford Puma ST Teaser

Publicidade

Ford. Não há Focus RS, vai haver Puma ST… e até já ruge!

Texto: Redação
Data: 9 de Maio, 2020

Confirmado o desaparecimento do Focus RS, a Ford decidiu atenuar a nossa desilusão, não com um outro generoso desportivo, mas com um pequeno crossover de aspirações desportivas: o Ford Puma ST. E que, com lançamento previsto ainda para este ano, até já tem teaser… sonoro!

A notícia partiu corações um pouco por todo o mundo: ao contrário do inicialmente expectável, o arrebatador Ford Focus RS não terá nova geração, baseada na mais recente evolução do familiar compacto norte-americano.

LEIA TAMBÉM
Ford Focus RS morreu antes de nascer. Emissões e vendas são os culpados

A explicação, revelou-a a Ford, decorre das cada vez mais restritivas medidas de combate às emissões, aplicadas dentro da União Europeia, e que, no caso do Focus RS, obrigariam ao desenvolvimento de um novo sistema propulsor eletrificado. Algo que, porém e face à pouca expressão comercial do modelo, a marca da oval azul acredita não justificar.

Contudo e quiçá a para acalmar um pouco os muitos corações destroçados, a Ford decidiu lançar um outro tipo de desportivo, desde logo, com um potencial comercial muito superior ao do Focus RS – o Puma ST, uma versão mais desportiva e enérgica do novo pequeno crossover da marca norte-americana.

O pequeno crossover Puma vai ser o próximo modelo da marca da oval azul a contar com uma variante mais desportiva
O pequeno crossover Puma vai ser o próximo modelo da marca da oval azul a contar com uma variante mais desportiva

Embora ainda sem muitas informações divulgadas, os rumores apontam para que o Puma ST venha a beneficiar da mesma mecânica já conhecida no Fiesta ST. Baseada num 1.5 EcoBoost de 200 cv que deverá permitir ao crossover, entre outros feitos, acelerar dos 0 aos 100 km/h em menos de sete segundos.

Por outro lado e tal como acontece com o Fiesta, também no Puma ST, a Ford promete disponibilizar o já conhecido Pack Performance, sinónimo da presença de Launch Control, um modo de condução “Track” mais permissivo, mas também de diferencial autoblocante mecânico.

Entretanto e enquanto o momento da apresentação não chega, a Ford acaba de divulgar um pequeno e excitantemente sonoro teaser do Puma ST. Que, reconheça-se, pelo menos, já ajuda a enxugar um pouco as lágrimas, vertidas com a notícia do não lançamento de uma nova geração Focus RS…