MobiecoFord Mustang Cobra Jet 1400

Publicidade

Ford Mustang Cobra Jet 1400. Eis o “dragster” da oval azul

Texto: Redação
Data: 23 de Abril, 2020

Proposta que é uma das referências entre os genuinamente americanos “muscle cars”, o Ford Mustang acaba de dar a conhecer as suas ambições, noutro desporto não menos americano: as corridas de dragster. Mais concretamente, com a apresentação do único Mustang Cobra Jet 1400, um dragster 100% elétrico!

O projecto, levado a cabo pela própria Ford Motor Company, e mais precisamente pela sua divisão de desporto automóvel, a Ford Performance, é insólito e único, até para a própria marca da oval. Já que, até hoje, nunca a Ford havia criado, de forma oficial, um dragster!

LEIA TAMBÉM
Ford Mustang Mach-E. Revelamos-lhe 10 factos que, se calhar, não sabia

Aliás, esta nova variação do popular Mustang agora desvendada, consegue ser única, não apenas pelo conceito, mas também pela forma como foi concretizada – o Ford Mustang Cobra Jet 1400 é um veículo 100% elétrico, equipado com baterias, cujo sistema de propulsão anuncia mais de 1.400 cv de potência e um binário instantâneo superior a 1.100 Nm.

Graças a estes atributos, a Ford mostra-se confiante de que o Ford Mustang Cobra Jet 1400 será capaz de “esmagar” a  quarter-mile (uma recta com cerca de 400 metros), ao acelerar, em menos de 8 segundos, a mais de 270 km/h!

Para aplicação em modelos futuros

Encarado como mais uma oportunidade de avançar na tradição de performance da marca Mustang e, ao mesmo tempo, incorporar algumas das mais avançadas tecnologias que irão integrar aos futuros propulsores da Ford, é o próprio Director Global da divisão Ford Icons, Dave Perick, quem recordar que A Ford sempre recorreu ao desporto motorizado para demonstrar a sua capacidade de inovação”. Sendo que, “os propulsores eléctricos proporcionam-nos um tipo de performance completamente novo e o Cobra Jet 1400, 100% eléctrico, é um claro exemplo de como levar a nova tecnologia ao limite absoluto”, conclui.

Já o Director Global da divisão Ford Performance Motorsports, Mark Rushbrook, recorda que “encarámos o projecto Cobra Jet 1400 como uma oportunidade para

começar a desenvolver propulsores eléctricos para integrar viaturas de competição”, sendo que, “esperamos que seja o primeiro de muitos para a nossa equipa na Ford Performance Motorsports.”

Com ajuda externa

De resto, importa igualmente destacar que, no projecto, participaram ainda outras empresas externas à Ford, visando a maximização da eficiência e eficácia deste Ford Mustang Cobra Jet 1400.

Entre estas, esteve a MLe Racecars, encarregue da construção e concepção do veículo, integração e transformação; a Watson Engineering, responsável pelo desenvolvimento do chassis e construção da gaiola de protecção; a AEM EV, à qual coube a concepção do software e calibragem, tanto do motor, como dos comandos; e a Cascadia, responsável pelo fornecimento do inversor e do motor.

Estreia será lá mais para o final de 2020

Embora desvendado, a marca da oval também afirma que a estreia do Cobra Jet 1400 só terá, efetivamente, lugar, lá mais para o final de 2020. Mais precisamente, num evento de drag racing, onde fãs, meios de comunicação social e concorrentes, poderão ficar conhecer esta nova viatura de competição e observar a sua performance no asfalto. Até lá, caberá à Ford Performance continuar a realizar testes ao Cobra Jet 1400.