Na Le Mans Classic. CEO da Ford alcança o pódio com GT40 de 1965

A Ford voltou ao circuito de La Sarthe, para participar na Le Mans Classic, com um icónico GT40 e um piloto ainda mais especial: Jim Farley.

Fabricante automóvel com história nas míticas 24 Horas de Le Mans, assim como no circuito de La Sarthe, a Ford regressou, este ano, ao emblemático traçado, para participar numa corrida de clássicos. Em que o principal motivo de interesse foi, não tanto a presença com um icónico GT40,  mas o facto dos comandos terem sido entregues ao CEO, Jim Farley, que foi segundo!

O momento aconteceu durante a mais recente edição da Le Mans Classic, prova para automóveis clássicos que teve lugar no último fim-de-semana e em que a Ford Motor Company decidiu marcar presença, de forma semi-oficial, através da inscrição de uma unidade daquele que foi um dos modelos de competição de maior sucesso na história da oval azul: o Ford GT40.

Contudo, ainda mais surpreendente do que a presença na grelha de partida deste modelo, foi, sem dúvida, o "piloto" que assumiu o volante durante as três horas que durou a corrida - nada mais, nada menos, que o norte-americano Jim Farley, atual CEO do fabricante de Dearborn.

https://twitter.com/jimfarley98/status/1544106702890565634

De resto e segundo recorda a Detroit Free Press, tanto Jim Farley, como esta unidade Ford GT40 em particular, que é propriedade do próprio, correram já em Le Mans, embora tenha sido na corrida do passado fim-de-semana, realizada no mesmo traçado de La Sarthe, que a dupla conseguiu o seu melhor resultado na pista francesa: um segundo lugar na classificação da respectiva classe.

LEIA TAMBÉM
Em edição limitada. Icónico Ford Bronco vai ser comercializado na Europa

Quanto ao vídeo que aqui reproduzimos, com a devida vénia aos nossos companheiros da Motorsport.tv, permite assistir não só ao desempenho de Farley (para isso, é preciso avançar até aos 5.50:00, o momento da partida do GT40 n.º 86 de 1965 com o norte-americano ao volante, para a sua primeira sessão), como também à passagem de alguns automóveis de corrida verdadeiramente históricos, e até mesmo alguns acidentes que são, literalmente, de levar às lágrimas; como é o caso, por exemplo, do embate frontal, contra as protecções, daquela que é a única Ferrari Breadvan no mundo!

Jim Farley, aqui no seu papel de CEO da Ford Motor Company
Jim Farley, aqui no seu papel de CEO da Ford Motor Company

Assim e além da demonstração do CEO da Ford Motor Company, Jim Farley, de que, efectivamente, sabe uma coisinha ou duas sobre como "domar" um GT40 da década de sessenta do século passado, eis uma excelente oportunidade para recordar o que eram as corridas de outrora e, inclusivamente, o famoso arranque à Le Mans.

Na verdade, apenas necessita de tempo; é que o vídeo sempre tem 43 minutos de duração...