Mobieco

Publicidade

Com o Ami como base. Fiat pode estar a preparar o regresso do Topolino

Texto: Francisco Cruz
Data: 11 de Abril, 2022

Modelo icónico na história da marca italiana, o Fiat Topolino pode estar de regresso. Mais precisamente, com a base do novo elétrico Citroën Ami… e já para 2023.

A notícia é avançada pela Automotive News Europe, acrescentando que esta espécie de Topolino do Séc. XXI, será uma proposta 100% elétrica, baseada no já conhecido Citroën Ami. Modelo que, de resto, já deu origem a um outro modelo do género, mas com o logótipo da Opel – o e-Rocks.

Aliás um primeiro protótipo do futuro Topolino terá já sido mostrado a alguns concessionários. Sendo que, um destes vendedores que teve oportunidade de ver o pequeno EV ao vivo, comentou à Automotive News que o modelo italiano é ligeiramente mais refinado que o original.

O famoso Fiat 500 Topolino nos anos de 1948 e 1949
O famoso Fiat 500 Topolino nos anos de 1948 e 1949

Ainda sobre o veículo, importa recordar que, tanto o Citroën Ami, como o Opel e-Rocks, estão homologados em mercados como Portugal, como quadriciclos, podendo, por isso, ser conduzidos, por condutores mais jovens. No caso português, a partir dos 16 anos.

LEIA TAMBÉM
Citroën My Ami Pop. Dificilmente passa despercebido

A contribuir para este facto, um trem de força elétrico cuja potência não vai além dos 6 kW, a garantir uma velocidade máxima de 45 km/h, assim como uma autonomia na ordem dos 75 km, graças à presença de uma bateria de iões de lítio de 5,5 kWh. Cuja recarga pode ser feita através de uma tomada doméstica de 220V, em qualquer coisa como três horas, afirma a Citroën.

Tal como os “irmãos” francês e alemão, dos quais apenas o Ami é comercializado no nosso País, também o futuro Topolino vai estar disponível, tanto na versão de passageiros, como numa versão de posicionamento mais comercial. Que, no caso do Citroën, permite acomodar até 400 litros de carga.

O Citroën Ami, que servirá de base ao futuro Fiat Topolino
O Citroën Ami que servirá de base ao futuro Fiat Topolino

Finalmente e ainda segundo a Automotive News Europe, o Topolino será montado na mesma fábrica da Stellantis de onde saem o Citroën Ami e o Opel e-Rocks, em Kenitra, Marrocos, sendo que, as previsões são de que, uma vez com a versão italiana do pequeno elétrico também já totalmente integrada na linha de montagem, a produção das três versões atinja as 35.000 a 40.000 unidades por ano.