Publicidade

No Reino Unido. Fiat descarta motores 100% térmicos já a partir de 1 de julho

Texto: Francisco Cruz
Data: 31 de Maio, 2022

Embora centrada no Reino Unido, a medida deverá, se calhar mais rápido do que o previsto, abarcar, também, a União Europeia: a Fiat acaba de anunciar o fim das vendas de modelos com motores exclusivamente de combustão, já a partir do próximo dia 1 de julho de 2022.

Com esta medida, a Fiat anuncia, assim, mais um passo no caminho da Mobilidade 100% Elétrica, já prevista e anunciada para 2027, ao passar a oferecer, nos mercados do Reino Unido, apenas e só automóveis com motores eletrificados. Sejam eles Mild Hybrid ou 100% elétricos.

De resto e segundo site oficial da marca italiana para o Reino Unido, neste momento, apenas o Tipo e o 500X são comercializados com motores exclusivamente de combustão e apenas a gasolina, uma vez que, as versões Diesel, já foram descontinuadas há algum tempo.

O Fiat Panda vai passar a estar disponível no Reino Unido apenas com motorização Mild Hybrid
O Fiat Panda vai passar a estar disponível no Reino Unido apenas com motorização Mild Hybrid

Segundo a Fiat, a justificar esta decisão surge, igualmente, aquele que foi o ano em que o número de matrículas de veículos elétricos novos mais cresceu, nos mercados do Reino Unido, sinal de que os consumidores estão cada vez mais interessados em enveredar por automóveis ambientalmente menos agressivos.

De acordo com os números oficiais, os veículos elétricos a baterias registaram um crescimento de 88,3 por cento no número de matrículas novas, ao passo que os híbridos cresceram 43 por cento, e os Mild Hybrid, 18,5 por cento.

No caso específico do FIAT, a eletrificação começou em 2020, com a apresentação do 500 Hybrid e do Panda Hybrid, ambos com um sistema de propulsão baseado no três cilindros 1.0 a gasolina acompanhado de um sistema micro-híbrido de 12V, sendo que, no mesmo ano, a marca italiana deu ainda a conhecer o 500 Electric. O qual, diga-se, continua sendo o único modelo 100% elétrico do fabricante.

LEIA TAMBÉM
Garmin. Nova série especial para Fiat Panda e Tipo

Entretanto e já mais recentemente, em 2022, o construtor desvendou o 500X Hybrid e o Tipo Hybrid, neste caso, traduzidos num quatro cilindros 1.5 com sistema micro-híbrido de 48V acoplado.

Com mais elétricos a caminho

Em termos de futuro, o desafio da FIAT passa por apresentar mais propostas elétricas, aproveitando, também, o know-how existente no seio do Grupo Stellantis. Nomeadamente, um novo utilitário 100% elétrico, sucessor espiritual do icónico Fiat Punto, assim como três novos crossovers, também 100% elétricos.

Todos estes modelos deverão chegar ao mercado entre 2023 e 2027.